UFCG participa de projeto internacional sobre segurança energética em redes inteligentes

Workshop realizado na Alemanha contou com apresentação de trabalhos científicos

Pesquisadores da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) participaram na semana passada, na cidade de Dresden, na Alemanha, de um workshop internacional sobre Segurança e Eficiência Energética em redes elétricas inteligentes (Smart Grids).

O evento faz parte das atividades de um projeto de cooperação científica, firmado entre Brasil e Alemanha, cujo objetivo é elevar os parâmetros de eficiência e privacidade nacionais a níveis semelhantes aos da União Européia.

Intitulado TruEGrid, o projeto conta com a participação da UFCG, da Universidade Técnica de Dresden, da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), da Siemens Brasil e da Astra Serviços. É fruto de acordo entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e organizações de cooperação e desenvolvimento científico da Alemanha.

Smart grids

Smart grids são redes elétricas automatizadas com medidores digitais de qualidade e de consumo de energia em tempo real. O fluxo de informações no sistema permite, por exemplo, a redução da perda de energia ao longo da transmissão, a antecipação de falhas na rede, impedindo que haja interrupção na transmissão, bem como a melhoria da qualidade dos serviços oferecidos pelas empresas concessionárias de energia.

Uma resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), publicada em agosto deste ano, define que até fevereiro de 2014 as distribuidoras deverão adotar procedimentos e tecnologias que assegurem a segurança dos dados trafegados e, especialmente, das informações de caráter pessoal.

No workshop, foram discutidos, entre outros temas, questões regulatórias, políticas de privacidade e o desenvolvimento do Sistema Brasileiro de Medição Avançada. Entre os principais desafios, destaque para a quantidade de dados, tolerância a faltas, vulnerabilidade a cyber ataques e a padronização dos protocolos de comunicação.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG, com dados do portal SmartGrid News)

Data: 10/12/2012