topo_cabecalho
Curso de Física da UFCG é o melhor de sua modalidade na Paraíba

Graduação é ministrada no campus de Cuité

 

Licenciatura em Física do Centro de Educação e Saúde (CES) da UFCG, campus de Cuité, é o melhor curso de sua modalidade do estado da Paraíba. A graduação obteve conceito 4 no Índice Geral de Cursos (IGC), avaliação feita pelo MEC. O resultado foi divulgado na última quinta-feira, 6.

 

A licenciatura ficou à frente dos cursos de Física das demais universidades públicas do estado (UEPB e UFPB), que obtiveram conceito 3, e também de cursos de outras instituições conceituadas, como as universidades federais do Paraná, de Uberlândia, de Juiz de Fora, da Bahia, do Rio de Janeiro e de Pernambuco.

 

Entre as universidades onde Física obteve conceito 4, destaque para a Universidade de Brasília e para as federais de São Carlos,  do Rio Grande do Norte, do Rio Grande do Sul, do Ceará e de Santa Catarina.

 

De acordo com o coordenador do curso, professor Fábio Ferreira, o resultado positivo da avaliação se deve, principalmente, aos estudantes que fizeram o Enade no ano passado e ao corpo docente. São 11 físicos que têm a responsabilidade de manter dois cursos de graduação no campus: Diurno e Noturno.

 

Para o professor, o resultado significa mais do que o conceito 4. Ele considera que o curso, além de desenvolver o conteúdo da graduação, reestrutura o aluno oriundo de um sistema educacional fragilizado.

 

“Recebemos um estudante que precisa ser motivado para aprender muito dos conhecimentos que foram negligenciados na educação básica e acompanhar o ritmo de um curso universitário. Esta nota também significa responsabilidade”, disse Ferreira.

 

Ele afirma, ainda, que uma de suas maiores lutas, agora, é manter a qualidade  do curso para obter, na próxima avaliação, o conceito máximo: 5.  “Daqui por diante, todos temos o compromisso de elevar o nosso curso, principalmente, promovendo nossos alunos. Temos o desafio de imprimir o nível de excelência que é o padrão que a Física exige”, ressaltou.

 

(Ramsés França - Ascom CES/UFCG - 10.12.10)


Data: 10/12/2012