Capacitação em Direitos Humanos para Conselheiros é encerrada no CDSA

Foi encerrado nesta quarta-feira, 12 de dezembro, no auditório do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da UFCG, o Curso de Capacitação em Direitos Humanos. O curso foi ministrado pelo professor José Marciano Monteiro, com colaboração dos estudantes bolsistas Hélia Maria de Sousa e Vanessa Cristina de Araújo Cruz e a participação de cerca de 40 conselheiros de municípios da região do Cariri Ocidental.

O curso aconteceu em cinco encontros, totalizando 40 horas/aula.  A capacitação teve como foco a disseminação dos Direitos Humanos no Cariri paraibano, oferecido pela Secretaria Nacional de Direitos Humanos, através do Centro de Referência em Direitos Humanos do Cariri – CDSA/UFCG, o Observatório de Políticas Públicas – OPPS, o Núcleo Interdisciplinar de Educação em Direitos Humanos – NIEDPPE e o Programa de Apoio a Extensão Universitária – PROEXT.

De acordo com o professor Marciano Monteiro, “a capacitação teve como público alvo os conselheiros que lidam cotidianamente, junto aos Conselhos Tutelares da Criança e do Adolescente, do Idoso, e dentre outros, com pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social ou que tiveram o seus direitos violados”.

Os municípios contemplados nessa primeira fase foram: Amparo, Camalau, Congo, Monteiro, São João do Tigre, São Sebastião do Umbuzeiro, Prata, Coxixola, Serra Branca, São Sebastião do Umbuzeiro, Zabelê e Sumé.

O objetivo do curso foi capacitar os conselheiros no intuito de construir uma rede de proteção acerca dos direitos humanos no cariri. “A partir dessa capacitação, uma das diretrizes que foi acordada e pactuada a criação da Associação dos Conselheiros do Cariri e, posteriormente, a criação da Rede de Proteção em Direitos Humanos do Cariri”, disse o professor.

O curso ainda teve como objetivo disseminar ações e práticas que potencializem, no Cariri paraibano, um modo de vida pautado e fundamentado no respeito às diferenças e no reconhecimento do ser humano através da sua diversidade cultural, religiosa, étnica, política, sexual, entre outras.

Marciano Monteiro destacou que “é extremamente importante as atividades de extensão, posto que esses cursos possibilitam um maior diálogo entre universidade e sociedade. Além disso, insere a temática dos direitos humanos na ordem do discurso das políticas públicas do cariri”.

A colaboradora Vanessa Cruz destacou que “o curso de capacitação, junto aos conselheiros da região, foi um espaço de ensino, extensão, mas também de aprendizagem”. Já Hélia Sousa, falou da importância que assume trabalhos como esse “principalmente aqui na nossa região que historicamente é marcada por profundas desigualdades”. Por fim, Evilázio, um dos conselheiros participantes, destacou que “trabalhos desse tipo devem ser realizados de forma contínua junto aos conselheiros e a sociedade como um todo. É uma ação que qualifica a atuação do conselheiro” frisou.

(Rosenato Barreto - CDSA/UFCG)

Data: 12/12/2012