UFCG lança primeiro livro publicado no campus de Cuité

Obra tem como tema a educação no Curimataú paraibano

Um Olhar sobre Concepções e Práticas da Educação na Região do Curimataú-PB. Este é o titulo do primeiro livro desenvolvido no Centro de Educação e Saúde (CES) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus de Cuité.

A solenidade de lançamento aconteceu na noite da terça-feira, 11, na sala de reuniões do CES e contou com a presença de estudantes, professores e servidores do campus, além do diretor administrativo da Editora da UFCG (EDUFCG), Antônio Clarindo Barbosa.

A publicação é resultado de uma série de pesquisas realizadas por professores e alunos do I Curso de Especialização em Educação do CES (turma 2010.2), finalizado recentemente.  No trabalho de desenvolvimento do livro foi feita uma coletânea de pesquisas ligadas à questão das creches, do IDEB, do ensino médio, do FUNDEF e outros projetos da área da educação na região do Curimataú paraibano.

O livro é subdividido em cinco capítulos com diferentes autores. Todos contêm o trabalho de professores orientadores e alunos do curso de especialização. O primeiro capítulo trata sobre o modo de cuidar e educar da creche municipal Dr. Diomedes Lucas de Carvalho, município de Cuité, idealizado por Lucineide Martins e pelo professor João Batista da Silva.

O segundo capítulo faz um diagnóstico do baixo rendimento escolar no ensino fundamental do município de Cuité-PB com a proposta para superar o problema. Autores/pesquisadores: Simonia Simonato e Carlos Alberto Garcia Santos.

Já o terceiro capítulo, desenvolvido pelas pesquisadoras Sandra Valéria Marques, Cláudia Patrícia Fernandes dos Santos e Leidjane Matos, discorre sobre o uso do software educacional - a inclusão digital de alunos de uma escola pública do município de Cuité.

A questão da influência televisiva na formação do educando do ensino médio - um estudo de caso feito pelos professores Luiz Fábio Marques e a professora Denise Domingos da Silva – é abordada no quarto capítulo.

No último capítulo foi inserido um estudo sobre o plano de cargos carreira e remuneração e a valorização dos profissionais em educação do município de Sossêgo-PB. Trabalho de José Francis Barbosa e Lauro Xavier Neto.

O livro é uma publicação da EDUFCG e pode ser encontrado na própria editora. Alguns exemplares estarão acessíveis na biblioteca do CES. Haverá, ainda, divulgação em algumas escolas públicas da região, através de seus autores/pesquisadores.

Organizadores (autores) do livro

Denise Domingos da Silva é professora do CES.  Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP). Já trabalhou na secretaria de educação no Rio Grande do Norte. Atualmente, trabalha áreas voltadas à questão de metodologia, educação em Química e formação de professores.

O professor João Batista da Silva é doutor em Física pela Universidade Federal Fluminense.  É coordenador do PIBIC na área da Física. Possui experiência na área de Educação.

A professora Cláudia Patrícia Fernandes dos Santos é doutora pela Universidade de Porto e professora na UFCG/Cuité. Atualmente, é coordenadora, do II Curso de especialização do CES.

André Antunes Martins, também, é doutor em educação pela Universidade Federal Fluminense. Atua na área de educação, especificamente voltada às políticas públicas, com foco na gestão democrática e educacional.

(Ramsés França - Ascom CES/UFCG - 12.12.l2)

Data: 13/12/2012