topo_cabecalho
10 áreas onde mais faltam profissionais no Brasil

Estudo aponta áreas carentes de profissionais no mercado de trabalho brasileiro. Confira a lista das 10 áreas onde os profissionais são mais necessários atualmente 

 

Embora as pessoas reclamem constantemente da falta de empregos, a verdade é que algumas áreas sofrem com a grande deficiência de profissionais. De acordo com estudo realizado pela consultoria ManpowerGroup, 71% dos empregadores entrevistados no Brasil afirmam ter dificuldade para preencher vagas em diversas áreas, desde motoristas a profissionais de tecnologia. Confira quais são essas áreas e invista na sua formação para o mercado certo.

 

1. Técnicos

 

A escassez de profissionais permeia todas as áreas técnicas, desde automação até alimentos e bebidas, passando pelas áreas de edificações e eletrônica. O investimento na área foi prejudicado porque, no passado, o curso técnico era uma espécie de "plano B". No entanto, cada vez mais investimentos vêm sendo feitos no setor.

 

2. Trabalhadores de ofício manual

 

Nessa categoria podem se enquadram trabalhadores com habilidades específicas ou autônomos especializados em um ofício, como costureiras, passadeiras, sapateiros, eletricistas, pintores, encanadores e pedreiros. A escassez desses profissionais segue a tendência global. Jovens sem experiência podem investir nessas profissões porque os treinamentos são breves e fazem parte de parcerias “público/privadas”.

 

3. Engenheiros

 

A demanda no setor foi alavancada pela descoberta do pré-sal e dos megaeventos esportivos agendados para os próximos anos no País. Pesquisa da consultoria PageGroup aponta, inclusive, que de 10 mil oportunidades de emprego analisadas, 38% eram na área de engenharia.

 

4. Motoristas

 

Essa área sente falta especialmente de profissionais voltados para o setor de transporte de cargas, ou seja, motoristas de caminhão. Isso acontece devido às mudanças no setor, como o ato de as transportadoras exigirem experiência e capacidade de condução de veículos cada vez mais modernos, com tecnologias avançadas.

 

5. Operadores de produção

 

O problema para essa área se assemelha ao caso dos profissionais de ofício manual, mas os operadores de produção têm atuação mais técnica e trabalham na indústria. Segundo especialistas, o crescimento da demanda foi maior que o ritmo de formação e treinamento desses trabalhadores, o que causou a defasagem de profissionais.

 

6. Profissionais de finanças

 

Consultores da área de recursos humanos consideram que os empregadores têm sofrido dificuldades cada vez maiores para encontrar profissionais que se adaptem ao novo perfil da profissão.

 

7. Representantes de vendas

 

Assim como os profissionais de finanças, os representantes de vendas não estão de acordo com o novo perfil da área. Segundo especialistas, quem vende deve ter conhecimentos aprofundados, com mais habilidades em finanças e sistemas de comunicação.

 

8. Profissionais de TI

 

A escassez desses profissionais diz respeito à área da tecnologia em geral, tanto dentro de empresas do setor quanto em companhias que não trabalhem diretamente com tecnologia. A demanda explodiu em diversas áreas, especialmente em empresas de desenvolvimento de softwares como bancos e companhias de telefonia celular, onde se cuida da gestão dos computadores e áreas de sistemas.

 

10 áreas onde mais faltam profissionais no Brasil: 9. Operários

 

A falta de profissionais acontece em vários setores da indústria e foi gerada pelo aumento da demanda, cada vez maior nos últimos anos. Com grandes obras acontecendo em todas as capitais e prazos curtos, não existe tempo hábil para a falta de experiência.

 

10 áreas onde mais faltam profissionais no Brasil: 10. Mecânicos

 

A profissão de mecânico passa por um cenário que é uma mistura das situações do setor de ofícios manuais e da de motoristas. Os profissionais possuem habilidades específicas, mas precisam se atualizar com relação às práticas de trabalho.

 

(Universia)


Data: 14/12/2012