Conselho Universitário da UFCG homologa resultado da eleição

Lista tríplice será encaminhada ao MEC

O Colegiado Pleno do Conselho Universitário da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), em reunião extraordinária na manhã dessa segunda-feira, dia 17, homologou o relatório da Comissão Especial Eleitoral que coordenou o processo de escolha do reitor e vice-reitor da instituição para o quadriênio 2013-2017.

A eleição universitária ocorreu no último dia 6 e elegeu os professores Edilson Amorim e Vicemário Simões, com 66,9% dos votos válidos.

Os conselheiros, através de votação, escolheram os nomes para compor as listas tríplices de reitor e de vice-reitor que serão entregues ao secretário de Educação Superior (Sesu/ MEC), Amaro Lins, na próxima quinta, dia 20, quando de sua visita ao campus de Cajazeiras para solenidade de inauguração de obras no Centro de Formação de Professores (CFP), que também contará com a presença da diretora de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Ensino Superior, Adriana Weska.

Listas tríplices

Para reitor, na eleição para escolha do primeiro nome da lista tríplice, o professor Edilson Amorim obteve 31 votos; Amauri Fragoso, dois; e um, dos 34 conselheiros presentes, votou em branco. Para o segundo nome, o professor Amauri obteve 10 votos, com 15 em branco, 8 abstenções e um nulo. Completando a lista, o professor Wellington Mota (diretor do CEEI) foi aclamado com um voto e 33 abstenções.

Para a composição da lista tríplice dos indicados à vice-reitoria, o professor Vicemário Simões foi proclamado o primeiro colocado, com a professora Ramonildes Gomes, segundo, e professor João Batista de Queiroz (diretor do CTRN), terceiro, sendo registradas as mesmas votações da lista para reitor.

Novo tempo

Amauri Fragoso parabenizou os professores Edilson Amorim e Vicemário Simões pela vitória na consulta à comunidade universitária. Considerando o resultado incontestável, falou que o processo deixou lições e registrou a necessidade de mudanças. “Tenho esperanças que o professor Edilson, como disse muitas vezes na campanha, ande com suas próprias pernas e conduza a universidade para melhores caminhos”, disse.

Já Amorim, ao parabenizar os professores Amauri e Ramonildes, falou da riqueza do pleito “que trouxe aprendizado e oportunizou a percepção do momento que vivencia a universidade”. Antes de reafirmar os compromissos de campanha, pedindo desculpas aos seus concorrentes, disse que em nenhum momento pensou em ser desrespeitoso e que “se houve desequilíbrios emocionais foram pelo calor da hora e dos debates”.

Carta de agradecimento

Veja, na íntegra, a carta elaborada pelos professores Edilson e Vicemário em agradecimento à eleição.

UFCG – Cada Vez Melhor

Campina Grande, 10 de dezembro de 2012.

Agradecemos a cada um dos estudantes, a cada um dos servidores técnico-administrativos e a cada um dos professores que optaram por uma UFCG cada vez melhor.

Esta opção, no nosso entendimento, adveio de uma avaliação positiva do projeto exitoso que estamos implementando, projeto que resultou em expansão, qualidade e inclusão. Mas a mesma opção deriva, também, do sentimento de que nós reunimos, ao mesmo tempo, a mudança em curso e a expectativa de mudança para melhor.

Reiteramos nosso respeito pelo projeto que se opôs ao nosso; igualmente, registramos nossa compreensão para com as pessoas que fizeram opção por esse projeto. A participação de todos qualifica o processo eleitoral, amplia sua legitimidade e robustece a democracia na universidade. A todos convidamos para as tarefas que temos a obrigação institucional de coordenar daqui por diante.

Reafirmamos, por nossa história de vida acadêmica e pelas ideias com as quais nos apresentamos, todos os compromissos assumidos durante o processo de consulta eleitoral, compromissos que se resumem em: buscar a contratação de pessoal para melhorar ainda mais o crescimento da nossa universidade; promover uma reestruturação pedagógica e acadêmica do ensino que praticamos, da pesquisa que realizamos e da extensão que empreendemos na UFCG; investir na formação dos nossos técnicos e dos nossos docentes.

Os compromissos acima somente terão êxito com uma gestão participativa, uma gestão que amplie e valorize os espaços de atuação democrática, aprimorando nossa universidade como lugar de convivência solidária, de inquietação acadêmica e de experiência social inclusiva.

Encarecemos a contribuição de todos para o trabalho de construção de uma UFCG cada vez melhor: todos que contribuíram para o sucesso da intensa experiência democrática que vivemos; todos que organizaram o processo eleitoral; todos que organizaram e conduziram nossa campanha vitoriosa.

A todos reiteramos nossa mais sincera gratidão.

Edilson Amorim e Vicemário Simões

Reitor e vice-reitor eleitos