Aluno da UFCG ganha medalha de ouro da Olimpíada Brasileira de Matemática

No ano passado, Felipe Assis havia conquistado medalha de prata na mesma competição

O estudante do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Felipe Gonçalves Assis, conquistou a medalha de ouro na categoria Nível Universitário da 34ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). No ano passado, ele havia conquistado a medalha de prata na mesma competição.

A OBM é uma iniciativa conjunta do Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (Impe), com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI).

A competição, realizada em três fases, contou este ano com a participação de mais de 3,5 mil escolas da rede pública e privada de ensino e 155 instituições de ensino superior, o que implicou na participação efetiva de mais de 200 mil jovens estudantes e seus professores.

Os alunos premiados receberão suas medalhas e certificados em janeiro próximo, além de serem convidados para participar do processo de seleção para formar as equipes que representarão o Brasil nas diversas competições internacionais de matemática.

Vencedor

Felipe Assis já é um veterano em competições. Desde o ano 2000 ele vem participando e conquistando medalhas em competições locais, nacionais e internacionais ligadas às áreas de Astronomia, Biologia, Física e Matemática.

De 2000 a 2006, o estudante conquistou todas as medalhas de ouro da Olimpíada Campinense de Matemática, bem como a da Olimpíada Pessoense de Matemática, em 2005.

Em 2006, foi premiado com a medalha de prata da XI Olimpíada Internacional de Astronomia, realizada na Índia; ouro nas olimpíadas brasileiras de Física (2004), Biologia (2006) e Astronomia (2003, 2004, 2005 e 2006) e na Olimpíada Paraibana de Física (2005).

Entre as últimas conquistas do estudante estão a medalha de bronze da I Competição Iberoamericana Interuniversitária de Matemática (CIIM) realizada em 2009 em Bogotá, na Colômbia, e a medalha de prata da Competição Matemática Internacional para Estudantes Universitários (International Mathematics Competition - IMC 2009), realizada em Budapeste, na Hungria.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG - 19.12.12)

Data: 19/12/2012