Mestrado em Exploração Petrolífera e Mineral da UFCG é aprovado pela Capes

Edital de seleção será lançado no primeiro semestre de 2013

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou na última semana a Pós-Graduação em Exploração Petrolífera e Mineral, em nível de mestrado, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). A expectativa é que o edital de seleção saia no primeiro semestre do ano que vem. Serão oferecidas 10 vagas.

O novo mestrado da UFCG visa formar pessoal qualificado para atender à demanda regional e nacional na área de exploração dos recursos naturais subterrâneos, tanto do setor produtivo quanto do setor acadêmico e de pesquisa. “Entenda-se exploração em seu sentido mais amplo, ou seja, aquele que se inicia na fase de prospecção e vai até a fase de exploração avançada, a qual disponibiliza esses recursos à sociedade. Isto inclui formas e técnicas de caracterização, produção e beneficiamento desses recursos”, explica o coordenador do programa, o professor José Agnelo Soares.

Poderão candidatar-se ao mestrado graduados em Geologia, Engenharia de Minas, Engenharia de Petróleo, Engenharia de Materiais, Engenharia Química ou, a critério do Colegiado, outras áreas afins. O curso terá duração mínima de 12 meses e máxima de 24 meses.

(Gloriquele Mendes – Ascom/UFCG – 27.12.12)

Data: 27/12/2012