UFCG divulga lista de aprovados no Vestibular 2013.1

Classificação por curso sairá no dia 22 de março e cadastramento será em abril

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) disponibilizou nesta sexta-feira, dia 18, a relação dos 53.070 aprovados no Vestibular 2013.1 e a consulta ao desempenho individual (ENEM 2012) dos candidatos inscritos no processo seletivo de ingresso aos cursos de graduação da instituição. O resultado, com todos os aprovados, está disponível na página eletrônica www.ufcg.edu.br.

De um total de 57.947 inscritos, 4.877 foram eliminados do processo. Desses, 1.247 obtiveram pontuação menor que 400 pontos, a média de corte, e 623 zeraram uma das matéria ou a redação.  Também foram reprovados 2.943, por faltarem às provas, ou a uma delas, e 64 com dados rejeitados por inconsistência das informações.

Renúncia ao direito de vagas

Este ano, a Pró-Reitoria de Ensino (PRE) e a Comissão de Comissão de Processos Vestibulares (Comprov) inovaram adotando o critério de oficialização da renúncia ao direito da vaga. O resultado, como até cinco vezes o número de aprovados por vaga, será divulgado no dia 18 de fevereiro, na página Comprov, e os candidatos dessa lista terão até 18 de março para acessar ao sistema e declinar do direito a eventual convocação, em caráter irrevogável.

A medida, segundo o presidente da Comprov, Marcos Gama, objetiva otimizar o processo de cadastramento, diminuindo o números de chamadas e evitando que vagas fiquem ociosas por conta de prazos do calendário letivo. “Inúmeras chamadas, pelo não comparecimento dos candidatos, e os prazos para novos cadastramentos inviabilizam o ingresso de aluno com o período letivo já adiantado”, comentou.

No próximo dia 22 de março, a Comprov divulgará a relação dos classificados - nos limites das vagas para cada curso - aptos ao cadastramento obrigatório, que acontecerá nos dias 2 e 3 de abril, das 8 às 11h30min e das 14 às 17 horas.

O não comparecimento ao ato do cadastramento ou a não apresentação da documentação exigida implicará na perda do direito aos resultados da classificação. É vedado ao aluno manter vínculo simultâneo com dois ou mais cursos em instituição de ensino superior pública.

No dia 10 de abril, havendo vagas remanescentes, a Comprov publicará nova convocação para cadastramento nos dias 16 e 17 de abril.

Cadastramento

O candidato deve apresentar o original e entregar cópia (que poderá ser autenticada pelo servidor) do certificado de conclusão do ensino médio (2º grau) ou curso equivalente, ou diploma de graduação em curso superior, devidamente assinado pelo candidato e pela escola; cédula de identidade emitida por órgão competente; título de eleitor para os brasileiros maiores de 18 anos, com comprovante de presença na última eleição (1º e ou 2º turno da eleição de 2012); prova de quitação com o serviço militar, para os brasileiros do sexo masculino e maiores de 18 anos; certidão de nascimento ou de casamento; CPF e comprovante de residência.

Já os candidatos aprovados pelas vagas reservadas, cotas, além da documentação comum aos demais, devem comprovar haver cursado todo o ensino médio em escola pública e, no caso da renda familiar bruta mensal per capita igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo de documentos específicos para cada rendimento, a exemplo de assalariados, trabalhadores rurais, aposentados, pensionistas, autônomos ou profissionais liberais, de acordo com o edital de cadastramento. A UFCG se reserva o direito de realização de entrevistas e de visitas ao local de domicílio, para comprovação das informações.

(Marinilson Braga . Ascom/UFCG)

Data: 18/01/2013