Olho d’Água da Bica irriga o campus de Cuité

Mais de 80% da jardinagem do CES é feita pelas águas da fonte

As águas oriundas da fonte do Olho d’Água da Bica, localizada no horto florestal do campus de Cuité, são responsáveis por quase toda a irrigação do paisagismo do Centro de Educação de Saúde (CES) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

O sistema de irrigação, implantado há quatro meses, irriga os canteiros - na sua maioria compostos por gramas, ipês e cuieiras – a partir da captação em uma caixa d’água com 14 mil litros, localizada no próprio horto, cuja água é canalizada, reforçada pela gravidade, até um reservatório com capacidade para nove mil litros (instalado no campus, ao lado da Farmácia Escola) e sendo distribuída para 80% da área de jardinagem do CES.

De acordo com o mestre de obras Edivaldo Balbino, responsável pela irrigação do campus, a previsão é de que o sistema atinja 100% da jardinagem até o final deste mês, chegando aos blocos recém construídos. Três pontos de irrigação já foram direcionados à área onde está sendo construído o campo de futebol society, para manutenção do gramado.

“Mesmo ainda não tendo sido feito nenhum estudo, acreditamos que a vazão do olho d’água de ser aproveitada, em mais ou menos, vinte mil litros diários”, considerou Balbino, ressaltando que a água é perene, mesmo no período da seca.

Os responsáveis pelo sistema de irrigação, preocupados com a possibilidade desperdícios, providenciaram a instalação de registros em vários pontos. “Com a expansão da canalização, outros são adicionados, controlando o fluxo e a distribuição da água. Quando do processo de aguagem, alternamos e sequenciamos a abertura deles”, explicou.

Considerando a necessidade de um racionamento da água saneada, para o aguamento dos canteiros, afirmou que, sem o sistema de irrigação, seria impossível manter a jardinagem do centro nesses últimos meses, pois a região vem atravessando um longo período de seca.

“Nesse período de seca, constatamos que todo tipo de planta - inclusive a grama, que é muito resistente -, se estivesse sendo irrigada com água do saneamento, pela grande quantidade de cloro, já teria morrido”, comentou.

(Ramsés França - Ascom/CES - 25.01.2013)

Data: 25/01/2013