Aluna da UFCG participa de operação em navio-hospital da Marinha

Missão foi voltada para assistência hospitalar às populações ribeirinhas do Pará e Amazonas.

Pela primeira vez a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) foi escolhida para participar da Operação ASSHOP, missão voltada para assistência hospitalar às populações ribeirinhas, realizada pelo Projeto Rondon, do Ministério da Defesa.

A aluna Karoline da Silva Santana, do curso de Enfermagem do Centro de Educação e Saúde (CES), campus de Cuité, foi a escolhida para representar a instituição na missão, que realizou ações de 16 de janeiro a 1º de fevereiro em comunidades dos Estados do Pará e do Amazonas. Ela conta como foi a experiência.

“Foi um privilégio e uma oportunidade única que poucos terão na vida. Experiência extraordinária que me fez tornar, a cada momento vivido, uma cidadã mais apaixonada pela sua nacionalidade. A troca de experiência foi constante, pois, aprender outros costumes, conhecer a realidade de cada ribeirinho, sua simplicidade e carisma fizeram com que eu adquirisse mais humanidade. Ser rondonista é saber conviver com pessoas que precisam de um simples abraço, é escutar uma pequena criança perguntar qual o dia em que você vai voltar. Foi diante desse fato que percebi o meu valor perante aquelas pessoas, podendo oferecer-lhe o melhor de mim, da minha profissão”, diz.

Além de Karoline, mais 19 estudantes de outras instituições de ensino superior participaram da missão, que foi coordenada pelos professores Denis Marcelo Dockhorm, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, e Ana Maria Migott, da Universidade Passo Fundo, também do Rio Grande do Sul.

Para a responsável pelo Projeto Rondon na UFCG, a professora Nadege Dantas, a participação na ASSHOP é um reconhecimento do trabalho realizado pela instituição ao longo de todas as sete operações que a universidade participou. “Mais uma vez cumprimos nossa missão. E estamos felizes porque recebemos vários elogios por parte dos coordenadores da operação sobre o trabalho desenvolvido pela nossa aluna. Isso nos deixa orgulhosos. O Projeto Rondon é realmente uma grande lição de vida e de cidadania para esses rondonistas que, futuramente, irão guiar ações políticas de desenvolvimento em nosso País”, ressalta.

(Gloriquele Mendes – Ascom/UFCG – 14.02.2013)

Data: 14/02/2013