topo_cabecalho
16 ferramentas e aplicativos educacionais que valem a pena conhecer

A quantidade de aplicativos e ferramentas voltados para a educação coloca em dúvida a qualidade dos recursos. Se você não sabe se deve ou não confiar nesse tipo de tecnologia, veja uma lista com 16 ferramentas que vale a pena conhecer

 

Com a crescente presença da tecnologia no processo de ensino é comum que a oferta por aplicativos e ferramentas aumente. Contudo, isso pode prejudicar a escolha. Embora nem todos os recursos sejam úteis para as salas de aula, uma lista deles pode, de fato, contribuir para o desempenho dos estudantes.

 

Se você não sabe o que escolher entre as inúmeras opções, confira uma lista com 16 ferramentas e aplicativos educacionais que vale a pena conhecer:

 

1. Khan Academy
Conta com vídeos multimedia de alta qualidade na maioria das disciplinas acadêmicas – especialmente em matemática e ciências. A iniciativa está na vanguarda da tendência crescente de educação open source. Seus desenvolvedores também incluíram dicas de estudo detalhadas no app.

 

2. iTunes U
O aplicativo traz aulas completas e materiais de aprendizagem de faculdades e universidades como MIT e Oxford, assim como instituições como a Biblioteca do Congresso.

 

3. Marlee Sings
Aprenda todos os conceitos básicos da linguagem de sinais para deficientes auditivos. Utiliza vídeos da atriz Marlee Matlin, ganhadora de um Academy Awards.

 

4. eProofs.com
Seleciona aulas virtuais nas quais os estudantes podem lidar com especialistas e profissionais. Acontece em tempo real e permite que os participantes consultem seus professores e colegas de classe.

 

5. Boundless
A ferramenta conecta estudantes a recursos essenciais de estudos, como livros completos. As ofertas não têm custo.

 

6. ClassOwl
Desenvolvida por estudantes da Universidade de Sanford em 2011, o organizador integra e mantém o controle das tarefas, eventos e aulas. Além disso, oferece sugestões para priorizar as atividades.

 

7. myHomework Student Planner
Oferece um planejador online para estudantes que precisam gerenciar suas tarefas e estudos. Agenda aulas, define compromissos, envia lembretes, sincroniza informações e até recebe mensagens de professores conectados.

 

8. Duolingo
Crowdsourcing e colaboração têm atraído muitas pessoas para as novas iniciativas de educação online. O Duolingo migra esses conceitos para a web, permitindo que os participantes peguem aulas de língua estrangeira gratuitamente, em troca de ajudar os outros a traduzirem sites e documentos para sua língua nativa.

 

9. iBooks Author
O aplicativo é voltado para pessoas que esperam compilar e compartilhar livros didáticos multimídia usados entre os estudantes. Permite criar apresentações e coletâneas.

 

10. Project Noah
Voltado para as ciências biológicas, o site permite que os estudantes façam o upload de imagens de plantas, animais e fungos para serem explorados por profissionais. Se uma espécie não pode ser identificada, os participantes da comunidade podem oferecer sugestões, etc.

 

11. ShowMe
Funciona como um quadro para apresentações rápidas. Permite que os estudantes mostrem suas habilidades multimídia durante as aulas. Contudo, os projetos só podem ser vistos depois de concluídos e carregados na plataforma.

 

12. History: Maps of the World
Permite a exploração do mundo por meio de mapas interativos que ilustram as mudanças geopolíticas e geográficas ao longo do tempo. Os usuários podem navegar pelas cartografias e ler sobre o significado histórico ou científico de cada grande mudança por meio do texto.

 

13. Learnist Education
Trata-se de uma nova rede social em fase de testes inspirada no Pinterest. Recolhe materiais educacionais de estudantes e professores em todo o mundo que queiram contribuir para o conhecimento global da humanidade sem cobrar nada.

 

14. Virtual Frog Dissection
Funciona como uma alternativa mais barata para a experiência da dissecação de animais, especialmente os sapos. Ajuda os estudantes no entendimento do funcionamento do corpo sem comprometer a qualidade da aula.

 

15. Inspiration Maps
Permite que os estudantes criem contornos, mapas e outras estruturas destinadas à obtenção de novas ideias. Mantém os projetos de forma simples e organizada, garantindo o sucesso das tentativas e impedindo o esquecimento de ideias valiosas.

 

16. Haiku Deck
Permite a criação personalizada de apresentações e afins. A plataforma tem uma interface simples, que facilita o uso. Possui recursos multimídia que aumentam o engajamento e a retenção do conhecimento.

 

(Universia)

 


Data: 04/03/2013