Formalização da Empresa Junior de Engenharia de Produção é discutida na UFCG em Sumé

Uma reunião realizada nesta quinta-feira, 7 de março, entre professores e estudantes do curso de Engenharia de Produção do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da Universidade Federal de Campina Grande e o SEBRAE representado pelo consultor de empresas Danilo Arcanjo marcou a discussão para a formalização da Empresa Júnior de Engenharia de Produção (ProdUP), criada no Campus de Sumé.

Indicado pela gestora do SEBRAE (unidade de Monteiro-PB), Madalena Andrade, o consultor Danilo Arcanjo tirou todas as dúvidas inerentes à legalização de uma Empresa Júnior, apresentando o passo a passo para a formalização da empresa júnior: desde a ida ao cartório para registrar a sua criação através de estatuto próprio até a abertura da conta bancária para movimentação financeira (sem fins lucrativos). Na ocasião, o consultor indicou a contratação de um contador para auxiliar na atividade de regularização.

De acordo com o professor Robson Fernandes Barbosa, do curso de Engenharia de Produção, “foi muito proveitoso porque além de tirarmos as dúvidas de todo trâmite burocrático, foram apresentadas experiências bem sucedidas de outras empresas juniores. Além disso, o cuidado de selecionar novos membros que tenham compromisso com a empresa”.

O professor falou que "a criação da Empresa Júnior de Engenharia e Produção, é de suma importância para os alunos, pois, será uma oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula nas empresas clientes, tornando-se um profissional mais cedo que os demais e de estar um passo a frente no mercado de trabalho. Além do mais, proporcionará habilidades inerentes ao engenheiro, tais como desenvolver o trabalho em equipe e espírito de liderança".

O consultor Danilo Arcanjo enfatizou como a experiência de empresa junior foi de suma importância para a sua vida profissional que hoje é consultor de empresas. “É importante saber utilizar as técnicas de gestão vistas em sala de aula e obter o resultado esperado por meio da sua aplicação”, disse.

Ação da ProdUP

Na quarta-feira, 6 de março, a ProdUP, a convite do Núcleo de Produção Agropecuária do CDSA (NUPAGRO) esteve reunida com os representantes da Associação de Pescado de Camalaú-PB, José de Deus Barbosa e Maria de Fátima Mota Barbosa, para discutir o suporte na gestão organizacional (qualidade, produção, custos, marketing entre outras) junto a entidade, para que seja otimizada a produção de peixes Traíra e Tilápia, que são os tipos beneficiados pelos pescadores.

A associação trabalha com peixe viscerado congelado e traíra desfiada. Como meta para 2013 pretende produzir o filé do peixe Tilápia e usufruir de criatórios de peixes do local. Os representantes da entidade, falaram sobre as parcerias mantidas com entidades dos setores público e privado com a finalidade de melhorar tecnicamente o manejo dos peixes.

Na reunião a Empresa Júnior ( ProdUP ) se comprometeu de, após a visita técnica na Associação de Pescado de Camalaú, dar suporte na área de gestão, tanto da qualidade, quanto em outros segmentos, como por exemplo o controle do fluxo de caixa, através das despesas, dos lucros etc. Outro ponto em destaque foi o apoio do NUPAGRO na questão alimentícia, o qual foi ratificado com a professora Ana Cristina Lisboa, coordenadora do núcleo.

Participaram também da reunião os estudantes Filipe Emmanuel Porfírio Correia, José de Deus Barbosa, Josenildo de Oliveira Sobrinho, Lanne Karelle Vieira Aragão, Maria de Fátima Mota Barbosa, Milca Gonçalves Silva, Nathália Nunes de Melo, Pablo Veronese e Raphael Ribeiro Rocha Marques.

(Rosenato Barreto - CDSA/UFCG)

Data: 08/03/2013