Projeto da UFCG recupera equipamentos eletrônicos e doa a comunidades carentes

Biblioteca comunitária do Bairro das Malvinas foi beneficiada com dois computadores

Um projeto realizado na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) vem, desde o ano passado, recuperando equipamentos e resíduos eletrônicos gerados na instituição e doando às comunidades carentes da cidade.

“A iniciativa surgiu devido a uma demanda por parte de alguns gestores da instituição quanto à destinação final e correta dos resíduos eletroeletrônicos além da adequação da instituição à legislação vigente”, explica a professora Luiza Cirne, coordenadora do programa de extensão Mobilização Social em Saneamento Ambiental: Instrumentos práticos e teóricos de educação ambiental.

O projeto, que é coordenado pela professora, Maria de Fátima Fernandes, foi iniciado com o reaproveitamento de monitores, CPU, teclado, que após a realização do desmonte, testes e aquisições de suprimentos deram origem às novas máquinas.

Os primeiros equipamentos foram entregues, no final do ano passado, à Biblioteca Comunitária do Núcleo de Mulheres Margarida Maria Alves, localizado no Bairro das Malvinas. “A entrega foi ótima. Fomos bem recebidos. O público atendido é toda comunidade das Malvinas, muitos jovens, em sua maioria, que frequentam aquela biblioteca agora poderão fazer suas pesquisas, já que aquela é uma parte mais carente da cidade e muitos não têm computadores ou internet em casa”, comenta a estudante de Engenharia Elétrica e voluntária do projeto, Lislley Leite de Carvalho Farias.

No ano de 2012, o projeto contou com parcerias de alguns setores da UFCG, a exemplo do Setor de Tecnologia da Informação (STI), Centro de Engenharia Elétrica e Informática (CEEI), e dos programas de educação tutorial (PET) de Computação e Engenharia Elétrica, além da Administração da UFCG, professores, servidores e alunos da instituição.

Os interessados em colaborar com o projeto devem procurar o Posto de Entrega Voluntária (PEV), localizado no Bloco BX, campus de Campina Grande.

Resultados

Além dos benefícios revertidos ás comunidades carentes, o projeto de recuperação de equipamentos eletrônicos já rendeu outros benefícios. Dois trabalhos sobre o projeto foram apresentados no último mês de fevereiro no III Seminário Internacional sobre resíduos de equipamentos eletroeletrônicos (SIREE), realizado na cidade de Recife (PE), de 05 a 07 de fevereiro. Foram apresentados os trabalhos Reaproveitamento de equipamentos eletroeletrônicos gerados na Universidade Federal de Campina Grande, campus I e Legislações e descarte de resíduo eletro eletrônico na UFCG, campus I.

(Gloriquele Mendes – Ascom/UFCG – 14.03.13)

Data: 14/03/2013