Cyberbullying será tema de debate na UFCG

Atividade contará com a participação do coordenador regional da Polícia Civil de CG

O que é Cyberbullying? Como identificá-lo no ambiente educacional? O que pais e educadores podem fazer para evitá-lo? Estas e outras questões serão abordadas na próxima quarta-feira, dia 20, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), num debate sobre crimes virtuais promovido pelo Grupo do Programa de Educação Tutorial (PET) de História.

A atividade, que acontecerá no auditório do Centro de Humanidades, a partir das 19h30min, contará com a participação do coordenador regional da Polícia Civil em Campina Grande, Kelsen Vasconcelos, e do professor Wanderlan Francisco, da Unidade Acadêmica de Ciências Sociais da UFCG.

O cyberbullying consiste na versão virtual do bullying tradicional, que se caracteriza pelas provocações, discriminações ou agressões normalmente ocorridas entre jovens ou crianças no ambiente escolar. No mundo virtual, mensagens com imagens e comentários depreciativos se alastram rapidamente e tornam o cyberbullying ainda mais perverso. O poder de agressão se amplia e a vítima se sente acuada mesmo fora da escola, muitas vezes sem saber de quem se defender.

Pesquisa realizada em 2010 pela organização não governamental Plan, com 5 mil estudantes brasileiros de 10 a 14 anos, mostrou que 17% já foram vítimas de cyberbullying pelo menos uma vez, sendo que 13% foram insultados pelo celular e os 87% restantes por textos e imagens enviados por e-mail ou pelas redes sociais.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG - 18.03.13)

Data: 18/03/2013