Laboratório da UFCG poderá abrigar UML em Cajazeiras

Instalações darão suporte ao ensino da área de Saúde do CFP

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) construirá uma central de laboratórios no Centro de Formação de Professores (CFP), campus de Cajazeiras, que poderá abrigar a Unidade de Medicina Legal (UML) daquela cidade. A afirmação foi feita pelo reitor Edilson Amorim aos membros do Movimento Amigos de Cajazeiras (MAC) e à prefeita municipal, Denise Albuquerque, em encontro realizado na tarde dessa quarta, dia 20, naquele município do Sertão paraibano.

As instalações, uma espécie de complexo de Medicina Legal, além da área reservada à UML, agregará três laboratórios (Anatomia Patológica, Dissecação e Verificação de Óbito) que darão suporte ao ensino da área de Saúde do campus de Cajazeiras. Edilson disse acreditar que o equipamento esteja sendo entregue até o final de 2014, dependendo do aporte de recursos do Governo Federal.

Mesmo considerando que o MEC se mostra sensível à construção de equipamentos de ensino, o reitor apontou as emendas parlamentares como fontes para a complementação orçamentária dessa obra. “A colaboração dos senadores e deputados federais, especialmente aqueles com base eleitoral na região, deve ser buscada pelas lideranças locais, de Cajazeiras e adjacências”, ressaltou, “pois o equipamento é importantíssimo para o estado e para a sua população”.

As instalações reservadas à UML serão oferecidas ao governo estadual para gerenciamento com recursos financeiros e humanos próprios, cabendo à universidade compartilhar o espaço com atividades de ensino e pesquisa. Edilson ressaltou que, no projeto, já elaborado, a entrada do instituto é independente, sem a necessidade de acesso através do campus, facilitando a utilização desse equipamento pela comunidade, composta pela população de mais de 40 municípios polarizados por Cajazeiras.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG - 21.03.13)

Data: 21/03/2013