Demandas da UFCG são apresentadas ao prefeito de Campina Grande

Reunião aconteceu na tarde desta quinta, dia 21, na reitoria

A celebração de novas parcerias entre a Universidade Federal de Campina Grande e a Prefeitura Municipal de Campina Grande foi o tema central da conversa entre o reitor Edilson Amorim e o prefeito Romero Rodrigues, na tarde desta quinta, dia 21, na reitoria da UFCG.

“O que é uma demanda pública, um serviço para a prefeitura, pode ser um tema para pesquisa”, balizado por esta afirmativa, o reitor disse que a universidade estava à disposição para contribuir com a cidade. Convênios nas áreas de educação, saúde e mobilidade urbana ficaram de ser discutidos entre os setores administrativos das instituições.

Ao tratarem de espaços físicos, pontos como desapropriação ou doações de terreno para ampliação do campus universitário e permuta de instalações - a exemplo do “Barracão”, unidade anexa ao Hospital Universitário e uma residência no Bairro da Palmeira, utilizado pela prefeitura - entraram em pauta.

Ao afirmar que a “UFCG é o grande patrimônio de Campina Grande”, Romero Rodrigues ficou de analisar a possibilidade de conseguir a doação de uma área, com cerca de 50 a 70 hectares, para que a UFCG possa erguer novas instalações. “Quem sabe, todos os equipamentos migrem para uma estrutura planejada com melhor acessibilidade e mobilidade”, projetou.

Outras demandas apresentadas pela universidade ficaram de ser atendidas, a exemplo da iluminação externa e a coleta de lixo - no entorno do campus. De imediato, mudanças no trânsito que diminuam o congestionamento de veículos na entrada principal da UFCG, alteração na rota do transporte coletivo – para que contorne a universidade - e a construção de novos abrigos serão estudadas pelo superintendente da STTP, Vicente de Paula Rocha, presente ao encontro.

Uma nova agenda ficou de ser acertada entre os dois dirigentes para consolidar as parcerias e promover uma maior interação entre os órgãos a fim de fortalecer a cidade e integrar a universidade ainda mais em ações comunitárias, em pesquisa e extensão, voltadas para Campina Grande.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG)

Data: 22/03/2013