UFCG pretende construir Centro de Extensão Cultural às margens do Açude Velho

Espaço abrigará cursos, exposições e apresentações da produção artístico-cultural da universidade

O reitor Edilson Amorim solicitou à Pró-Reitoria de Gestão Administrativo-Financeira da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) uma análise sobre a situação do patrimônio da universidade localizado às margens do Açude Velho, onde estão instalados a Associação Campinense de Imprensa (ACI) e o Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), antigo CEU. A ideia é viabilizar, naquele local, a construção de um Centro de Extensão Cultural.

“Além da oferta de cursos de extensão, teremos espaços para apresentação e exposição da nossa produção artístico-cultural”, disse o reitor, afirmando que a nova instalação permitirá uma maior interação da universidade com a sociedade.

Para Edilson Amorim, o equipamento será um elemento arquitetônico que contribuirá para a valorização e beleza de um dos principais cartões postais da cidade. “Partimos do princípio que precisamos aproveitar aquela área e, para sua valorização, ergueremos um equipamento com linhas modernas”, destacou.

Na semana passada, em audiência na reitoria, o prefeito municipal Romero Rodrigues tomou conhecimento da proposta da UFCG e se mostrou propenso a contribuir para que o projeto seja posto em prática. A universidade formalizará solicitação de análise técnica do espaço, para, dentro do Código de Posturas do Município, promover uma construção harmônica com o espaço urbano e de passeio público.

Edilson Amorim adiantou que também encaminhará solicitação à prefeitura para que seja doada uma sede própria à Associação Campinense de Imprensa. “Os profissionais da nossa imprensa não só precisam, merecem um espaço condigno com o seu papel social”, finalizou.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG - 25.03.13)

Data: 25/03/2013