Prefeitura Universitária promove atividade para arborização do campus sede da UFCG

Plantio de mudas acontecerá nesta quarta, dia 27, e contará com participação de 49 crianças da Unidade de Educação Infantil.

Em comemoração ao Dia da Árvore, que no Nordeste é celebrado na última semana de março, por razões de fatores climáticos e por coincidir com o início do período das chuvas, a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) realiza nesta quarta, dia 27, a partir das 08h, uma atividade para arborização do campus sede da instituição.

A atividade, que é uma promoção da Prefeitura Universitária, vai contar com a participação de 49 crianças da Unidade de Educação Infantil (UEI). Neste primeiro momento, as mudas – a exemplo de Ipês roxo, rosa e branco, Jacarandá, Nim, Jasmim e Craibeira -, serão plantadas nos arredores do Complexo Esportivo.

“Ao longo de todo este inverno iremos continuar com esta atividade e pretendemos plantar 1500 mudas em todo o campus”, diz o coordenador do projeto Colegiado Verde, o professor Antônio Carlos Buriti.

Além de alunos da UEI, em outras oportunidades, também participarão da atividade alunos de escolas públicas e particulares, bem como grupos de escoteiros da cidade. O objetivo é consolidar nas crianças o conceito de Educação Ambiental e despertar nelas o respeito ao meio ambiente e o exercício da cidadania.

Ainda de acordo com Buriti, estima-se que deverão ser plantadas 5 mil espécimes em todo o campus de Campina Grande, incluindo a área às margens do Açude de Bodocongó. O projeto também será estendido para os campi fora de sede.

“Posteriormente, vamos entrar em contato com os professores dos demais campi, a exemplo de Patos, que tem o curso de Engenharia Florestal e produz mudas de qualidade para reflorestamento. Bem como, implantar o projeto nos campi de Cajazeiras, Pombal e Souza, que são paupérrimos em arborização”, ressalta.

(Gloriquele Mendes – Ascom/UFCG – 26.03.2013)

Data: 26/03/2013