Dia da Voz será comemorado na UFCG

Ações educativas e apresentações culturais acontecem no campus de Campina Grande

Em comemoração ao Dia Mundial da Voz, a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) desenvolverá na próxima terça, dia 16, das 8 às 19 horas, ações educativas que ajudarão na percepção de sinais e sintomas que favoreçam o diagnóstico precoce de doenças no aparelho fonador, a exemplo do câncer de laringe e calos nas cordas vocais, como também dicas para preservação da voz.

No campus de Campina Grande, sob a coordenação da professora da Unidade Acadêmica de Arte e Mídia, a fonoaudióloga Waldelice Pinho, as atividades contarão com a participação de alunos, professores e odontólogos da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários (Prac) e do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS).

A 2ª Campanha Campinense da Voz, e 11º mundial, que tem como slogan “Seja Amigo da Sua Voz”, além do trabalho de conscientização, disponibilizará atendimento de plantão com orientações preventivas, distribuindo um “kit de voz” - com maçã, água e folhetos informativos - e brindes personalizados. Serão exibidos vídeos e áudios com “grandes vozes” nacionais e internacionais.

A programação será encerrada, às 19 horas, com uma apresentação do Coral Coro em Canto da UFCG, em frente ao Centro de Extensão José Farias da Nóbrega.

Dia Mundial da Voz

Reconhecendo a responsabilidade de esclarecer a sociedade sobre a importância da voz para a vida humana e promoção da saúde, a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia e o Conselho Federal de Fonoaudiologia, juntamente com os conselhos regionais, promovem anualmente o “Dia Mundial da Voz”, celebrado no dia 16 de abril.

(Marinilson Braga – Ascom/UFCG – 12.04.2013)

Data: 12/04/2013