Simpósio realizado no CDSA debateu o perfil do gestor público atual

O Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Campus de Sumé, sediou na última quarta e quinta-feira, 17 e 18, a segunda edição do Simpósio Instituições e Gestão Pública da UFCG, evento que teve como objetivo discutir as principais questões que envolvem a constituição do novo perfil do gestor público.

De acordo com o professor Irivaldo Oliveira, um dos coordenadores do evento, “evento foi extremamente exitoso, congregando alunos, profissionais, curiosos da gestão pública, diversos segmentos que buscam capacitar-se para os novos desafios da gestão pública contemporânea”. “Nos dois dias de intensos debates acerca do perfil do gestor público atual a pergunta norteadora era: o que precisa ter o gestor para ser bem sucedido na sua administração?”, disse o professor.

Na abertura do evento o diretor do CDSA, professor José Vanderlan Leite de Oliveira destacou a importância da criação do curso de Gestão Pública no centro para o desenvolvimento da administração pública na região e formação de capital humano para esta área. Ele parabenizou a organização do evento pela iniciativa de reunir a sociedade para debater junto com a universidade os temas abordados pelo Simpósio. “Profissionais da gestão pública têm uma fundamental importância no debate com a sociedade para a criação de um novo modelo de gestão pública”, disse o diretor.

“Acreditamos que esse evento nos possibilitou a reflexão sobre os percalços da gestão pública, as dificuldades enfrentadas pelo gestor público brasileiro, bem como algumas soluções que podem ser adotadas, entretanto, a principal necessidade para o gestor é justamente a capacitação continuada, a atualização, a formação técnica, diante dessas novas necessidades”, afirma o professor Irivaldo Oliveira.

“Como foi discutido no evento, precisamos de um gestor empreendedor, proativo, atualizado com os conceitos da administração, que valoriza a dimensão do direito, da Ciência Política e da Sociologia. Além disso, o gestor não pode esquecer da participação da comunidade, buscando instrumentos participativos eficazes, sem descuidar dos direcionamento do Tribunal de Contas. Tudo isso, deverá ser norteado pela sustentabilidade ambiental, condição sine qua non” nessa gestão que se propõe contemporânea”.

A coordenação do simpósio ficou a cargo dos professores José Maria Nóbrega Júnior, José Irivaldo Oliveira, Kelly Cristina Soares e Patrícia Trindade Caldas.

(Rosenato Barreto - Ascom/CDSA - 19.04.13)

Data: 19/04/2013