Seminário no campus de Sumé discutirá a história e a educação afro-brasileira e indígena

No período de 12 a 15 de junho deste ano será realizado no Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da UFCG, campus de Sumé, o II Seminário História e Educação Afro-Brasileira e Indígena: Diálogos com as Leis 10.639 e 11.645, evento cujo objetivo principal é discutir a história e culturas afro-brasileira e indígena. Na programação serão realizadas mesas redondas e minicursos.

De acordo com a comissão organizadora do evento, “de início, tem dupla justificativa: em primeiro lugar, pela relevância da temática que visa focar os contextos diversos dos homens e mulheres negros e indígenas do campo em suas multidimensionalidades, em segundo, pelo que nos impõe esses tempos pós-modernos da valorização da diversidade cultural, que nos obriga, sempre pelo ângulo da crítica acadêmica, investigar e resistir às muitas desqualificações e estereótipos difundidos sobre as etnias marginalizadas”.

“Ademais, a realização desse evento se justifica atrelada a proposta do CDSA/UFCG, uma extensão universitária para a espacialidade do Cariri Paraibano, cuja preocupação e lutas sociais giram em torno da cidadania e da qualidade de vida das populações do semiárido brasileiro”.

“Desse modo, temos o propósito imediato de possibilitar a inúmeros jovens o direito a uma formação profissional de nível superior pública de qualidade, de maneira que a inserção da UFCG no Cariri Paraibano tem como objetivo contribuir para a construção de um novo paradigma científico-tecnológico para o desenvolvimento sustentável do semiárido, abrindo novas perspectivas econômica, produtiva e educacional para o seu povo e para a população que habita o Bioma Caatinga como um todo”.

As inscrições para os minicursos poder ser feitas online acessando através do sítio eletrônico do CDSA (www.cdsa.ufcg.edu.br).

Veja a programação do evento

DIA 12/06/2013 - (QUARTA)

18:30- Solenidade de Abertura com homenagem ao povo do santo

19h - Conferência de abertura- Ensino de História e Cultura afro-brasileira e indígena.
Conferencista: Prof.ª Drª Solange Pereira Rocha (UFPB/NEAB-Í)
Coordenador: Prof. Dr. José Luciano de Queiroz Aires (UFCG/ANPUH-PB)

Dia 13/06/2013 - (QUINTA)

8h - Apresentação da Ciranda

9h a 12h- Encontro com os Secretários Municipais de Educação dos municípios do Cariri, a Diretora da 5ª Região de Ensino e os gestores das Escolas Estaduais na Região.
EM PAUTA: Discussão sobre as possibilidades de implementação da Lei 11.645 na Região do Cariri paraibano.
Coordenadores: Prof. Dr. José Luciano de Queiroz Aires (UFCG/ANPUH-PB)
                       Prof. Dra Solange Pereira Rocha (NEAB-Í)
                       Prof. Dra Alba Cleide Calado Wanderley (CDSA)

TARDE

14h a 18h - MINICURSOS

O santo baixa na sala de aula: história e religiões afro-brasileiras- Prof. Dr. José Luciano de Queiroz Aires (CDSA/UFCG/ANPUH-PB)

Direitos humanos e cultura afro-brasileira: a diferença como princípio democrático- Prof. Ms. José Marciano Monteiro (CDSA/UFCG)

História e cultura afro-brasileira e africana: abordagens e recursos na sala de aula- Prof. Dr. Waldeci Ferreira Chagas (UEPB/CH/DH/NEAB-Í)

Música e cultura Afro-Brasileira no ensino de História - Profª. Doutoranda Kyara Maria de Almeida Vieira (PPGH/UFPE/ Grupo Flor & Flor/UEPB) e Profª Doutoranda Uelba Alexandre do Nascimento (PPGH/UFPE)

Movimentos sociais: redes, atores e temas- Prof. Dr. Paulo César Diniz (UAEDUC/CDSA/UFCG)

O olhar filosófico e histórico do conceito de homem no contexto da cultura afro-brasileira. Prof. Ms. Sonia Maria Lira Ferreira (UAEDUC/CDSA/UFCG)

Questões indígenas: identidade, territorialidade e relações interétnicas - Prof. Ms. Júnia Marúsia (UAEDUC/CDSA/UFCG)

Batuques, maracatus, afoxés e outras rodas culturais da cultura afro-brasileira. Prof. Doutorando José Pereira Júnior (PPGH/UFPE- NEAB-Í/UEPB)

As questões étnico-raciais no espaço escolar da educação do campo- Profª Alba Cleide Calado Wanderley (UAEDUC/CDSA/UFCG) e Alcilene da Costa Andrade (UFPB)

Ensino de leitura de literatura Infanto-Juvenil e negritude- Prof.ª Monaliza Rios Silva (UEPB)

NOITE

19h - Apresentação do Maracatu

20h - MESA REDONDA 1- Práticas culturais e religiosas afro-ameríndia na Paraíba.
Prof. Drª Ofélia Maria Barros (UEPB/ANPUH-PB)
Prof. Drª Maria Lindaci Gomes de Souza (UEPB/NEAB-Í)
Coordenador: Prof. Dr. Marcus Bessa de Menezes (CDSA/UFCG)

Dia 14/06/2012- (Sexta)

MANHÃ

9h a 12h- MESA REDONDA 2- Quilombolas e Indígenas na Paraíba Contemporânea.
Prof. Drª Juciene Ricarte Apolinário (UAH/UFCG)
Prof. Dr. Waldecir Ferreira Chagas (UEPB/NEAB-Í/ANPUH-PB)
Prof. Dr. Antonio Alberto Pereira – (UFPB – CCAE – GEPEDUCA).
Coordenadora: Profª Drª Maria Conceição Miranda Campello (CDSA/UFCG)

TARDE

14h a 18h - Minicursos

NOITE

18h30min -  19h - MESA REDONDA 3- Histórias de lutas e resistências de negros e indígenas na Paraíba.
Prof. Dr. Luciano Mendonça de Lima (UAH/UFCG/NEAB-Í/ANPUH-PB)
Prof. Dr. Josemir Camilo de Mello (UEPB/NEAB-Í/ANPUH-PB)
Coordenador: Prof. Ms. Bruno Medeiros Roldão de Araújo (CDSA/UFCG)

Dia 15/06/2013 - (SÁBADO)

8h30min - Apresentação do Grupo de Capoeira de Sumé

9h - Conferência de Encerramento- Literatura e Cultura afro-brasileira.
Conferencista: Prof. Dr. Gervácio Batista Aranha (UAH/UFCG)
Coordenador: Prof. Doutorando Isaac Alexandre da Silva (CDSA/UFCG)

(Rosenato Barreto - CDSA/UFCG - 30.04.13)

Data: 30/04/2013