Alunos da UFCG desenvolvem projetos para captação de energia limpa em Sumé

Alunos do curso de Engenharia de Produção do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus de Sumé, desenvolveram projetos para captação de energia limpa com a utilização de garrafas Pet como matéria-prima.

Um dos projetos, o aerogerador para a captação da energia eólica, será utilizado para a alimentação de luzes espalhadas pelo CDSA. Além deste produto, eles projetaram um sistema de captação de iluminação natural, uma calha para coleta de água, um sistema de aquecimento de água baseado na energia solar e um filtro de água.

Os projetos foram desenvolvidos nas disciplinas Fontes Alternativas de Energia e Planejamento e Projeto de Produto, ministradas pelos professores Daniel Moura e John Cunha, respectivamente, no curso de Engenharia de Produção.

“A ideia básica dos projetos é aproveitar a proposta de sustentabilidade que o Centro traz consigo em seu batismo e fomentar o desenvolvimento de uma tecnologia limpa e sustentável, de fácil construção e acessível para toda a população do Cariri Paraibano”, disse o professor Daniel Moura.

(Rosenato Barreto - CDSA/UFCG)

Data: 02/05/2013