Representantes do Ministério da Saúde e da Anvisa participam de evento na UFCG

II Semana da Qualidade do Laboratório CertBio será realizada de 13 a 17 de maio

Será realizada de 13 a 17 de maio, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), a II Semana de Qualidade, promovida pelo Laboratório de Certificação de Biomateriais (CertBio). Este ano, o evento terá como tema Comprometimento e Atitude com a ISO 1702, uma norma da Organização Internacional para Normatização usada para padronização de teste para laboratórios de ensaio e calibração.

Voltado para pesquisadores e alunos da graduação e pós-graduação, o evento apresentará os produtos desenvolvidos pelo CertBio, com foco na melhoria da saúde. Haverá ainda discussões sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), equipamentos para ensaios dinâmicos de implantes, segurança e saúde, entre outros temas.

A abertura do evento será realizada às 9h30 pelo diretor geral do CERTBIO, professor Marcus Vinícius. A conferência de abertura ficará por conta do diretor do Complexo Industrial de Saúde, do Ministério da Saúde, Eduardo Valadares, que ministrará a palestra Estabelecimento de uma rede de laboratórios credenciados para monitoramento de materiais de uso em saúde.

Também participará do evento, no dia 14, o assessor da presidência da ANVISA, Vinícius Pawlowski, que falará das Ações da ANVISA com laboratórios credenciados.

CertBio

O CertBio, vinculado à Unidade Acadêmica de Engenharia de Materiais da UFCG, foi financiado integralmente pelo Governo Federal, através do Fundo Nacional de Saúde. Oferece uma grande variedade de serviços laboratoriais no âmbito de avaliação e desenvolvimento de materiais e biomateriais, como caracterizações físicas, químicas e térmicas, ensaios de microscopia ótica e eletrônica de varredura de diversos tipos de materiais e avaliação de biocompatibilidade.

É uma das quatro unidades de pesquisa, em todo o país, designadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e credenciadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para a certificação de próteses de silicone no Brasil.

Confira programação:

Segunda, dia 13/05

09h30 às 10h – Abertura do evento com Prof. Dr. Marcus Vinicius - Diretor Geral do CERTBIO

10h às 11h – Palestra: “Estabelecimento de uma rede de laboratórios credenciados para monitoramento de materiais de uso em saúde” (Eduardo Jorge Valadares - Ministério da Saúde)

11h às 13h30 – Intervalo

13h30 às 15h – Gincana CERTBIO

15h às 16h30 – Palestra: “Experiências com a implentação da ISO 17025 no Laboratório de Análise de Combustíveis” (Dra. Simone Simões – UFPE)

Terça, dia 14/05

09h30 às 11h - “Ações da ANVISA com laboratórios credenciados” (Dr. Vinícius Pawlowski e Dr. Joselito Pedrosa – ANVISA)

11h às 11h30 –“Pesquisas na área de saúde” (Dr. Enrique León – Tecnalia)

11h30  às 13h30 - Intervalo

13h30 às 15h – Gincana CERTBIO

15h às 15h30 – “Pesquisas Clínicas no Hospital Samaritano de São Paulo”

15h30 às 16h30 -“Acreditação e suas vantagens” (SENAI)

Quarta, dia 15/05

09h30 às 11h - Treinamento de Boas Práticas de Laboratório (Dra. Maria Roberta de Oliveira)

11h às 11h30 –“Equipamentos para ensaios dinâmicos de implantes” (Dr. Celso Nisteren – Instron)

11h30 às 13h30 – Intervalo

13h30 às 16h30 – Seminário sobre ensaios e cálculo de incerteza.

Quinta, dia 16/05

11h às 13h30 – Intervalo

15h às 16h30 – Segurança e Saúde

Sexta, dia 17/05

09h30 às 10h - Apresentação do organograma e papéis e responsabilidade

10h às 11h – Resultado da Gincana

Encerramento com Prof. Dr. Marcus Vinicius - Diretor Geral do CERTBIO.

(Gloriquele Mendes – Ascom/UFCG – 07.05.13)

Data: 07/05/2013