UFCG vai homenagear estudante morto no período da Ditadura Militar

Nome de João Roberto de Souza substituirá o de Guillardo Martins no auditório da Reitoria

Em reunião histórica realizada nesta sexta-feira, dia 10, o Colegiado Pleno do Conselho Universitário da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) aprovou a mudança do nome do auditório da Reitoria de Guillardo Martins Alves para Auditório João Roberto de Souza Borges.

Aprovada por unanimidade, a propositura do conselheiro Luciano Mendonça de Lima foi justificada pelo fato de Guillardo Martins Alves ter assumido a Reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) com o golpe militar de 1964 - permanecendo até 1971 - e que durante a sua gestão, “muitos professores, alunos e funcionários da instituição foram perseguidos, das mais variadas formas”.

Como inúmeros estudantes daquele período, o estudante de Medicina João Roberto, em 1969, foi impedido de continuar sua formação acadêmica, como represália à sua militância nos movimentos estudantis. Em outubro daquele ano, seu corpo foi encontrado em um açude do município de Catolé do Rocha, no Sertão paraibano, e sua morte atribuída aos órgãos de repressão.

Para o reitor Edilson Amorim, além de histórica, por reavaliar o passado, a sessão desta sexta também o transportou à sua memória afetiva, ao tempo em que foi vizinho do estudante, na cidade de Cabedelo, no Litoral paraibano. “No período que antecedeu à sua morte, João Roberto participou, na minha casa, de reunião da Juventude Estudantil Católica, da qual minha irmã fazia parte”, relembrou.

O processo, que teve como relator Ramilton Marinho, determina ainda a realização de uma sessão especial do Colegiado Pleno em homenagem ao estudante, com a presença de seus familiares, ocasião em que haverá o descerramento da nova placa.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG - 10.05.13)

Data: 10/05/2013