CNPq abre inscrições para a III edição do Prêmio de Fotografia - Ciência & Arte

Premiação distribuirá R$ 45 mil reais para os vencedores em três categorias

Até o dia 30 de agosto, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) recebe inscrições para a III edição do Prêmio de Fotografia - Ciência & Arte. Podem se inscrever estudantes de graduação e pós-graduação, docentes e pesquisadores brasileiros. O prêmio está dividido em duas categorias: imagens produzidas por câmeras fotográficas e por instrumentos especiais (ópticos, eletromagnéticos e eletrônicos).

Em cada categoria serão premiados até três candidatos. O primeiro lugar ganhará R$ 8 mil, o segundo levará R$ 5 mil e o terceiro colocado ficará com o prêmio de dois mil reais. Além do valor em dinheiro os vencedores de cada categoria terão o direito à passagem aérea e hospedagem para participar da Reunião Anual da SBPC, em julho de 2014, em local ainda a ser definido; expor suas imagens e receber a premiação.

Em sua terceira edição o PFOTO, mais uma vez, busca ampliar o viés da divulgação científica e tecnológica, acrescentando a opção de inscrição de imagens produzidas por outros instrumentos, tais como: raio x, ultrasson, ressonância magnética, endoscópio, colposcópio, PET Scan, entre outros. Com isso, espera-se que mais trabalhos sejam apresentados, e que a iniciativa inovadora seja sedimentada como uma ação que irá efetivamente contribuir para a popularização da ciência e da tecnologia no Brasil.

De acordo com a organização, o prêmio foi concebido como um marco para a criação do acervo de imagens relativas à produção e à criação técnica e científica brasileira. O concurso revela talentos e traz uma tendência relativamente recente no âmbito acadêmico científico mundial de associar as tecnologias tradicionais e inovações eletrônico-digitais à produção de imagens com temas sobre pesquisa científica, tanto quanto objeto como produto de estudos e análises fundamentados na ciência.

Nas edições de 2011 e 2012 foram inscritas 2.175 imagens, as quais foram avaliadas pela comissão julgadora considerando os seguintes requisitos: originalidade, inovação e impacto visual, relevância da imagem, contribuição ao conhecimento para a popularização e divulgação científica e tecnológica e qualidade estética.

Inscrições e informações no endereço:

(CNPq)

Data: 12/06/2013