topo_cabecalho
Emoção marca entrega de títulos honoríficos da UFCG

Solenidade realizada nesta segunda também celebrou os 50 anos do curso de Engenharia Elétrica

 

Recordações e homenagens a décadas de dedicação à Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) marcaram a noite da última segunda, dia 17, durante a solenidade de entrega de títulos de Professor Emérito e da Medalha do Mérito Universitário, realizada no Auditório da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP), cerimônia na qual também foram celebrados os 50 anos do curso de Engenharia Elétrica.

 

Foram agraciados com o título de Professor Emérito os professores Benedito Guimarães Aguiar Neto e Edison Roberto Cabral da Silva, enquanto que o professor Antonio Marcus Nogueira Lima recebeu a Medalha do Mérito Universitário.

 

Antes de receber o Diploma de Professor Emérito das mãos do reitor Edilson Amorim, o professor Benedito Aguiar, que atualmente é reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, fez questão de agradecer à UFCG pelo reconhecimento do trabalho realizado e de parabenizar o Departamento de Engenharia Elétrica (DEE) por sua histórica preocupação com a melhoria da qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão com responsabilidade social. “Na minha trajetória de vida, 2/3 de minha existência estão ligados ao DEE”, ressaltou.

 

Também bastante emocionado, o professor Édison Cabral disse que, ao receber a notícia de que seria homenageado, se perguntou: porquê? “Eu apenas tive a sorte de chegar a Campina Grande e esta instituição pelas mãos do professor Lynaldo Cavalcanti. Hoje temos essa árvore frondosa, que dá muitos frutos, e ainda dará. Eu apenas plantei algumas sementes, junto com outros professores, que seguramente mereceriam também esta honraria”, finalizou, sob os aplausos da plateia.

 

“Não sou uma pessoa de muitas palavras”, adiantou o professor Antonio Marcus Nogueira, que realmente fez um discurso bastante conciso, mas igualmente emocionado, antes de receber, do reitor Edilson Amorim, a Medalha do Mérito Universitário. “Recebo essa homenagem para selar um pacto com essa instituição de que vou continuar a fazer o que me fez chegar até aqui”, disse, observando que “o homem é do tamanho de seu sonho”.

 

Após pedirem licença para quebrar o protocolo, os professores Édison Cabral e José Sérgio surpreenderam a todos entregando uma placa comemorativa à secretária do DEE, Lucimar Ribeiro, que aproveitou a ocasião para também prestar homenagem aos antigos servidores do departamento, em especial a primeira secretária do DEE, Vera Lúcia, presente ao evento.

 

“Temos aqui um cruzamento de história e memória”, afirmou o reitor Edilson Amorim em seu discurso e encerramento, observando que a universidade vivencia um processo de robustecimento de sua história, ao reconhecer a contribuição dos que já passaram por seus quadros. “Recordar vem do latim, de RE, “de novo”, e COR, “coração”. É colocar novamente no coração”, explicou, destacando que “devemos manter permanentemente um diálogo entre o passado e o presente, para podemos projetar o futuro”.

 

O título de Professor Emérito é conferido a professores aposentados que atingiram alto grau de projeção no exercício da sua atividade acadêmica. É a maior honraria existente atualmente no meio acadêmico. Já a Medalha de Mérito Universitário é concedida a membros do corpo docente, discente ou técnico-administrativo e a pessoas que se tornem credoras de reconhecimento pelos serviços prestados à UFCG.

 

Confira o perfil dos homenageados:

 

Benedito Guimarães Aguiar Neto

 

Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba (1977), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba (1982), doutorado em Engenharia Elétrica pela Technische Universität Berlin, Alemanha (1987) e pós-doutorado pela University of Washington, EUA (2008).

 

É Professor Titular aposentado do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Campina Grande, Coordenador do Curso de Engenharia Elétrica da UFPB de 1989 a 1993 e Diretor do Centro de Ciências e Tecnologia da UFPB e UFCG de 1997 a 2005. Atualmente é Reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo-SP e Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, atuando nas áreas de Telecomunicações e Processamento de Sinais.

 

Foi Tutor do Grupo PET do Curso de Engenharia Elétrica de 1992 a 2006 e editor da Revista de Ensino de Engenharia da ABENGE, de 1999 a 2004 e Presidente do Conselho Diretor da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, de 2003 a 2005. Foi membro do Conselho Deliberativo do Instituo Presbiteriano Mackenzie e do Conselho Universitário da Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.

 

Atualmente é membro da Comissão Assessora do ENADE (Engenharias-Grupo II), membro da Comissão de Especialistas de Engenharia MEC/CONFEA, Avaliador Institucional do INEP. É membro do Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta, desde março de 2011. É ainda Presidente do Conselho Fiscal do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB) e Presidente da Associação Brasileira de Instituições Educacionais Evangélicas, Vice-Presidente do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras e Diretor Acadêmico da Associação Brasileira de Educação em Engenharia

 

Em janeiro de 2013 foi agraciado com o título de Doutor Honoris Causa pelo Gondon College, USA ; em junho de 2013 com o título de Professor Emérito da Universidade Federal de Campina Grande, Departamento de Engenharia Elétrica e ainda com o título de cidadão Campinense outorgado pela Câmara Municipal de Campina Grande, Estado da Paraíba. Suas áreas de interesse incluem: Codificação de Voz, Reconhecimento de Fala e de Locutor, Análise, Modelagem e Classificação de Vozes Patológicas, Melhoramento de Voz Degradada por Ruído Acústico e Educação em Engenharia.

 

Edison Roberto Cabral da Silva

 

É graduado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica de Pernambuco (1965) , especialização em Seção Especial de Automática pela Universidade de Toulouse III (Paul Sabatier) (1970) , mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/COPPE (1968), doutorado em Eletrônica Industrial pela Universidade de Toulouse III (Paul Sabatier) (1972) tendo realizado pós-doutorado na Universidade de Wisconsin-Madison (1991).

 

Foi Chefe do Laboratório de Eletrônica Industrial e Acionamento de Máquinas (LEIAM), da UFCG. Pertenceu ao Comitê Assessor de Engenharia Elétrica, Eletrônica e Biomédica do CNPq, da Comissão de Avaliação dos Cursos de Pós-graduação em Engenharia Elétrica da CAPES, além de outras comissões de avaliação em diferentes instituições de apoio ao aperfeiçoamento docente e à pesquisa, tais como a CAPES e o CNPq.

 

Tem orientado mestrandos e doutorandos no Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica da UFCG e da UFPB desde 1973 e coordenado diversos projetos técnicos no LEIAM. Foi chefe do Departamento de Engenharia Elétrica de 1974 a 1976, professor-visitante na COPPE, da UFRJ, em 1990.

 

Já publicou 235 artigos na área de eletrônica de potência e acionamento de máquinas. É revisor de periódicos da SOBRAEP, SBA e de Transactions do IEEE (IAS, PE, IE) além de ter ao longo dos anos, atuado como revisor para congressos nacionais (COBEP, CBA, INDUSCON) e internacionais (IAS, PESC, ECCE) tendo organizado algumas seções desses congressos.

 

Foi Presidente do 6º Congresso Brasileiro de Automática e 1º Congresso Latino-americano de Automática, em 1984, Presidente do 36º IEEE Power Electronics Specialists Conference, PESC´05, em 2005, Presidente da Sociedade Brasileira de Automática no período de 2002 a 2004.

 

Recebeu a Medalha de Ouro CAPES/COFECUB por serviços prestados. Pertenceu ao ComitêTécnico da SBA, sendo, atualmente, membro Power Frequency Converter Committee e do Machine Drive Committee do IAS, do DC/DC and DC/AC Converters Committee e do Steering Committee (administrativo) do PELS. Foi o Fundador e primeiro Presidente de Capítulo conjunto IAS, PES, PEL Nordeste 1 pertencente à Seção Bahia do IEEE, do qual é, atualmente, Vice-Presidente, Presidente Geral dos Capítulos do IAS na América do Sul, durante vários anos. Também foi Member-at-Large na diretoria do IAS e membro do Conselho daquela sociedade por vários anos. Em 2003 foi reconhecido como IEEE Fellow e escolhido como Distinguished Lecturer do PELS para o período 2006-2010 e do IAS para o período 2006-2007, sendo atualmente Regional Speaker do IAS.

 

Antonio Marcus Nogueira Lima

 

Obteve os títulos de Engenheiro Eletricista e de Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em 1981 e 1985, respectivamente e o título de Doutor em Engenharia Elétrica pelo Institut National Polytechnique de Toulouse - INPT, França, em 1989.

 

Trabalhou na Escola Técnica Redentorista - ETER, Campina Grande de 1977 até 1982 e foi Engenheiro de Projetos da Sul - América Philips, Recife, Pernambuco, de 1982 a 1983. De setembro de 1983 até setembro de 1995 foi, sucessivamente, Professor Auxiliar, Assistente e Adjunto do Departamento de Engenharia Elétrica - DEE da UFPB. Em outubro de 1995 foi aprovado no Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Titular do DEE da UFPB.

 

Desde abril de 2002 é Professor Titular do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Foi Diretor-Secretário da Sociedade Brasileira de Automática e membro do seu Conselho Superior por dois mandatos. Foi membro do Comitê Assessor de Engenharia Elétrica e Engenharia Biomédica do CNPq (Set/2003 a Ago/2006) e da Comissão da CAPES para avaliação de programas de pós-graduação da Área de Engenharias IV (1998, 1999, 2000, 2001).

 

Atualmente é Coordenador de Área - Engenharias IV da CAPES (Triênio 2008/2010 e Triênio 2011/2013). Seus atuais interesses de pesquisa são máquinas elétricas e acionamentos elétricos, instrumentação eletrônica, sistemas de controle, identificação de sistemas, sistemas embarcados e robótica. Em 2010, recebeu a Ordem Nacional de Mérito Científico, do Ministério da Ciência e Tecnologia, na classe de Comendador.

 

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG  - 18.06.13)


Data: 18/06/2013