UFCG faz mudanças e provas do vestibular terão questões críticas

Investir nas provas que apresentem conteúdos mais críticos e exijam dos candidatos maior capacidade de reflexão e uma visão mais ampla da sociedade em que vivem. Esse foi um dos temas levados à discussão durante o 5º Seminário sobre Vestibular, promovido ontem pela Comissão de Processos Vestibulares (Comprov) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Segundo o presidente da Comprov, professor Marcos Gama, esse é um trabalho já realizado pela instituição, mas que deverá ser intensificado nos próximos vestibulares. “Estamos deixando a antiga idéia de provas com muito conteúdo para propor questões mais críticas. Esperamos que, a médio prazo, tenhamos um aluno melhor e com maior capacidade de apreender. Lógico que, dessa forma, vamos influenciar no ensino médio, que deverá ter um ensino capaz de construir habilidades e competências no aluno”, disse.

Para muitos professores, as mudanças já implementadas pelo vestibular da UFCG estão gerando resultados positivos, como o crescimento no percentual de alunos oriundos de escolas públicas na instituição. Marcos Gama declarou que praticamente 49% dos alunos ingressos no concurso vestibular 2005 são de escolas públicas. Como o vestibular da UFCG abriu aproximadamente 1,8 mil vagas, isso significa que, só neste concurso, foram classificados quase 900 alunos da escola pública.

Com objetivo de manter essas estatísticas, Gama confirmou que para os próximos concursos vestibulares devem ocorrer novas mudanças no gênero das provas. Em contrapartida, não deverão ocorrer modificações nos processos de execução e avaliação das provas. “A UFCG quer alunos com perfil de um cidadão com visão mais ampla”, frisou.

Segundo o pró-reitor de Ensino da UFCG, professor Vicemário Simões, utilizando essa metodologia a UFCG estará também auxiliando seus alunos a ingressar no mercado de trabalho.

Participaram do 5º seminário sobre vestibular da UFCG supervisores das matérias exigidas para as provas do vestibular: biologia, matemática, química, física, língua portuguesa, espanhol, inglês, geografia e história. As propostas serão redigidas num documento, cujos resultados e mudanças propostas ao concurso vestibular deverão ser conhecidas na próxima semana.

Data: 20/04/2006