UFCG e Governo do Estado assinam convênio para implantação de energia solar

Objetivo é viabilizar a instalação de painéis fotovoltaicos em casas do Programa Minha Casa, Minha Vida

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) vai avaliar a aplicabilidade do uso de energia solar em casas construídas pelo Programa Minha Casa, Minha Vida no estado da Paraíba. Um Termo de Cooperação Técnica sobre o desenvolvimento das pesquisas foi assinado na tarde desta segunda-feira, dia 8, no campus de Campina Grande, entre o reitor Edílson Amorim e o governador Ricardo Coutinho. O objetivo é beneficiar a população atendida pelo programa habitacional com a redução dos custos da energia elétrica.

De acordo com a presidente da Companhia Estadual de Habitação Popular (Cehap), Emília Correia, a ideia é implantar, nas casas a serem construídas, um sistema que produza energia a partir da instalação de painéis solares fotovoltaicos. “Quando a geração de energia for maior que o consumo, o excedente vai ser injetado no sistema da Energisa e o consumidor poderá usar o crédito como desconto na conta de luz, nos meses seguintes”, revela.

Proporcionalmente, a Paraíba tem o maior nível de radiação solar média anual do país. Estudos apontam que, em determinadas regiões, é possível gerar entre 800 e 1.000w de energia por metro quadrado. “Tudo isso será avaliado, com as pesquisas que vamos desenvolver ao longo do ano”, comenta o professor Maurício Correia, do Laboratório de Eletrônica Industrial e Acionamento de Máquinas (LEIAM) da UFCG, que vai coordenar os trabalhos. O sistema será instalado e testado num bloco de 16 apartamentos em Campina Grande.

“É o início de uma parceria importante entre o Poder Público, a academia e a iniciativa privada”, sinalizou o governador Ricardo Coutinho, destacando a excelência das pesquisas realizadas na UFCG, referência internacional na área de Engenharia Elétrica. “A Paraíba é o 2º estado em número de pesquisadores. Temos que aproveitar esse potencial, aproximando a produção acadêmica dos problemas da sociedade”, disse.

O reitor Edilson Amorim se disse lisonjeado com o fato da UFCG poder integrar um projeto de tão vasto alcance social. “É fazer com que a tecnologia produzida na universidade seja utilizada em benefício da população de baixa renda do estado. Com que o conhecimento aqui produzido ultrapasse os muros da academia e se reverta, de forma prática, em melhorias para a sociedade”, ressaltou.

A cerimônia aconteceu no Centro de Extensão José Farias da Nóbrega e contou com a presença de diversas autoridades, como o reitor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Rangel Júnior, o secretário de Interiorização do Estado, Carlos Antônio, e o diretor-presidente da Energisa Paraíba, Marcelo Rocha, empresa que também integra a parceria técnico-científica.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG - 08.07.13)

Data: 08/07/2013