Curso de Computação da UFCG comemora 40 anos de criação

Um solenidade comemorativa aos 40 anos de criação do curso encerrou, na tarde da última sexta-feira, dia 12, a II Semana Acadêmica do Curso de Ciência da Computação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Durante cinco dias, o evento reuniu alunos de graduação e pós-graduação, professores e profissionais da área, numa intensa programação acadêmica, com apresentação de trabalhos, palestras, minicursos, premiações e competições.

Doze ex-chefes de departamento, além de outros gestores, especialmente convidados, participaram da solenidade de encerramento, marcado por lembranças dos primeiros anos de funcionamento do curso e homenagens a antigos professores do Departamento de Sistemas e Computação (DSC).

O professor Bruno Queiroz lembrou-se das dificuldades enfrentadas para aquisição do primeiro computador em universidades do Norte-Nordeste e um dos primeiros do país. Corrigiu a história, já famosa, da doação, por um fazendeiro da região, de um bezerro cuja rifa seria revertida para a compra do equipamento. “Todo mundo só fala do garrote, mas também teve um fusca na história. Ninguém lembra do pobre do fusca”, disse, arrancando risadas da plateia.

Com relação ao futuro, o grande desafio “é contribuir mais para o desenvolvimento da região”, afirmou o coordenador Administrativo, professor Jorge Figueiredo, anunciando alterações em algumas disciplinas e a possível criação de um novo curso, “com viés mais tecnológico”, voltado para o desenvolvimento de sistemas para a internet.

O evento também serviu para divulgação do Sistema de Egressos, cujo objetivo é promover uma maior interação entre os atuais e os ex-estudantes do curso, servindo de ponto de encontro virtual para os egressos. ”É uma forma de saber onde estão e o que estão fazendo”, explica o professor Francisco Brasileiro, mais conhecido como “Fubica”.

Segundo ele, em apenas um mês, cerca de 20% dos egressos do curso de graduação já se cadastraram no sistema. “Esperamos cadastrar todos nos próximos meses, incluindo os da pós-graduação”, disse. Para ser cadastrado, o egresso deve enviar um email para alumni@computacao.ufcg.edu.br.

Desde sua criação, o DSC já graduou 1.240 profissionais e cerca de 530 alunos já passaram pela pós-graduação. Possui 15 laboratórios, onde são realizadas avançadas pesquisas científicas, e seu corpo docente é formado por 36 professores, 30 dos quais possuem doutorado.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG - 15.07.13)

Data: 15/07/2013