Reitores de universidades públicas da Paraíba se reúnem na UFCG

Estruturação do Fórum de Dirigentes foi tema do encontro

Aconteceu na manhã desta segunda, dia 15, na Reitoria da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), a segunda reunião do Fórum de Dirigentes das Universidades Públicas da Paraíba. O encontro definiu metas para a formalização jurídica da associação, sua estrutura organizacional e estatutária, como também propostas de ações, a exemplo de planejamento estratégico, modelos de intercâmbios e mobilidade acadêmica.

Na questão organizacional, ficou de ser estudada a criação de câmaras temáticas, com a participação de pró-reitores ou diretores, auxiliando na formulação de ideias e projetos, enriquecendo as discussões. No planejamento estratégico, um estudo sobre as convergências de unidades e cursos e, também, um plano conjunto de combate à evasão, de mobilidade e de intercâmbio na utilização dos laboratórios e outros equipamentos.

O objetivo do fórum é fortalecer as quatro instituições de ensino superior do Estado, estreitando parcerias entre elas, canalizando meios para buscar recursos federais e promover uma melhor formação acadêmica dos seus alunos. Ao mesmo em que promoverá ainda mais o desenvolvimento socioeconômico e cultural do estado, com seus projetos de expansão planejados de forma compartilhada.

Na agenda, provavelmente na primeira semana de agosto, em Brasília, uma reunião com toda a bancada federal paraibana, deputados e senadores, para apresentar os projetos institucionais de interesse coletivo.

Participaram da reunião, os reitores Edilson Amorim, da UFCG, Rangel Júnior, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Eduardo Rabenhorst, vice-reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), representando a reitora Margareth Diniz, e Paulo de Tarso Henriques, pró-reitor de Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), representando o reitor João Batista de Oliveira. Também presentes os professores Vicemário Simões, vice-reitor da UFCG, e Misael Nóbrega, da UEPB, e o procurador chefe da UFPB, Carlos Mangueira.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG - 15.07.13)

Data: 15/07/2013