Secretário do Ministério da Saúde visita a UFCG nesta quinta

A visita acontecerá às 14h no Laboratório CertBio.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE), do Ministério da Saúde, Carlos Gadelha, estará nesta quinta, dia 18, a partir das 14h, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), onde visitará o Laboratório de Desenvolvimento e Avaliação de Biomateriais do Nordeste (CertBio).

Inaugurado no ano passado, o laboratório é vinculado à Unidade Acadêmica de Engenharia de Materiais e foi financiado pelo Ministério da Saúde com recursos na ordem de R$ 4,5 milhões. É uma das quatro unidades de pesquisa, em todo o País, designadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e credenciadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para a certificação de próteses de silicone no Brasil.

“É uma visita muito importante, uma vez que o secretário no âmbito da atual política industrial vem ampliando e dinamizando os modelos das parcerias para o Desenvolvimento Produtivo, que objetiva estimular parcerias entre produtores públicos e privados de tecnologias estratégicas em saúde”, afirma o coordenador do CertBio e professor da UFCG, Marcus Vinicius Lia Fook.

Como professor e pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Gadelha idealizou a Teoria do Complexo industrial de Saúde, que constitui, atualmente, o principal modelo de articulação inter e intra institucional para promoções do desenvolvimento científico e tecnológico da saúde no Brasil.

(Gloriquele Mendes – Ascom/UFCG – 17.07.13)

Data: 17/07/2013