Estatística é a carreira de ensino superior com o segundo melhor desempenho trabalhista, diz estudo do Ipea

Ranking do Instituto de Política Econômica Aplicada (Ipea), divulgado no início deste mês, apontou Estatística como a carreira de ensino superior com o segundo melhor desempenho trabalhista, perdendo apenas para Medicina.

O instituto considerou dados de 48 profissões de todo o país sob quatro variáveis - salários, jornada de trabalho, cobertura previdenciária e taxa de ocupação. Também tiveram bom desempenho, no ranking por rendimentos, as engenharias Civil (3º), Química (4º) e Mecânica (7º), Odontologia (8º) e Arquitetura (9º).

“A segunda colocação foi considerada como natural pelos estatísticos”, afirmou o professor Francisco Morais, da Unidade Acadêmica de Estatística da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), que já tinha informações de que a carreira vem sendo apontada como uma das mais promissoras da atualidade.

“Os profissionais podem trabalhar em várias áreas do conhecimento, sendo sempre requisitados para fornecer subsídios para tomadas de decisões em vários setores da pesquisa acadêmica e da economia”, disse, ressaltando que, já em 2009, a Revista Superinteressante apontava Estatística como uma das profissões do futuro.

O estudo do Ipea foi feito com base nos microdados do Censo Demográfico de 2010, do IBGE. Veja aqui o estudo completo: http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/radar/130703_radar27.pdf.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG - 19.07.13)

Data: 19/07/2013