Pesquisadora de Portugal ministra minicurso na UFCG

Atividade aconteceu na Unidade Acadêmica de Engenharia de Materiais

Mais de trinta estudantes, pesquisadores e professores participaram na última quinta, dia 18, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), do minicurso sobre Retardância à Chama, ministrado pela pesquisadora Celeste Margarida Correia Pereira, da Universidade do Porto, em Portugal.

A pesquisadora tem uma vasta experiência com materiais para aplicação nos setores aeroespacial e aeronáutica. Através do minicurso, a professora pôde proporcionar aos participantes uma visão geral das soluções retardantes de chama, intrínseco e superficial, com base em nanoargilas e os nanotubos de carbono reforçado com fibra de compósitos poliméricos.

“A vinda da pesquisadora do Instituto de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial de Porto foi uma ótima oportunidade para fortalecimento da parceria e desenvolvimento na área de materiais com propriedades de retardância à chama”, afirma o professor da UFCG, Renê Anísio da Paz.

Além do minicurso, Celeste Margarida participou ainda da defesa de tese da aluna Sara Verusca de Oliveira, orientada pela professora Edcleide Maria Araújo, do Programa de Pós Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais da UFCG.

(Gloriquele Mendes – Ascom/UFCG – 22.07.2013)

Data: 22/07/2013