Aluno da UFCG conquista medalha de ouro em Concurso Ibero-Americano de Informática

Mateus Carvalho Dantas competiu com participantes de oito países

O aluno do primeiro período do Curso de Ciência da Computação da UFCG, Mateus Carvalho Dantas, conquistou medalha de Ouro no Concurso Ibero-Americano de Informática por Correspondência (CIIC), realizado no último dia 28 de junho.

A competição é organizada anualmente entre todos os estudantes dos países ibero-americanos selecionados para participar da Olimpíada Internacional de Informática (IOI), realizada este ano em Brisbane, na Austrália, de 6 a 13 deste mês. Equipes de nove países participaram do CIIC este ano: Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Cuba, Espanha, México, Portugal e Venezuela

Além de Mateus, apenas outros três competidores foram agraciados com medalha de ouro na CIIC 2013. O Brasil conquistou ainda duas medalhas de prata. A premiação foi realizada em Brisbane, no último dia 12, durante a IOI.

A trajetória de Mateus é muito boa nas competições. Além da medalha de ouro na CIIC 2013, ele conquistou a medalha de prata (2013), ouro (2010) e honra ao mérito (2009) na Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) nas categorias programação 2, programação 1 e programação Júnior, respectivamente.

Além disso, ele obteve uma medalha de ouro (2012) e três medalhas de bronze (2008, 2010 e 2011) na Olimpíada Paraibana de Informática (OPI). É importante ressaltar que em 2011 e 2012, mesmo estando no ensino médio, ele competiu na categoria do ensino superior da OPI.

“Conquistar uma medalha de Ouro em uma olimpíada internacional como a Ibero-Americana me dá uma certa confiança, visto que a prova apresentou um nível de dificuldade considerável e que os participantes são os mais bem qualificados de todos os paises ibero americanos. É uma conquista que me orgulha bastante, de verdade”, disse Mateus.

Para o professor Rohit Gheyi, do Departamento de Computação e coordenador da Olimpíada Paraibana de Informática, “é com muita satisfação e orgulho que vejo esse resultado”, disse.

(Carlos Leão - Asscom CEEI/UFCG)

Data: 22/07/2013