Professor da UFCG ganha prêmio da Sociedade Interamericana de Psicologia

Premiação aconteceu em Brasília.

O professor Anderson Scardua, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), foi agraciado na última semana com o Prêmio José Miguel Salazar, da Sociedade Interamericana de Psicologia. A solenidade de entrega da premiação aconteceu durante o XXXIV Congresso Interamericano de Psicologia, realizado em Brasília, de 15 a 19 de julho.

O motivo da premiação foi o artigo Auto-representação e decisão moral, publicado por Scardua, na condição de co-autoria, juntamente com os pesquisadores Edson de Souza Filho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e Herbert D. Saltztein, da City University of New York (CUNY), EUA.

De acordo com o comitê avaliador do prêmio, o tema abordado pelos autores é de interesse para a Psicologia, uma vez que toca em questões de moralidade e ética, bem como interesse social. Ao mesmo tempo, leva em conta as relações culturais, religiosas e de família, educação e relacionamento interpessoal para lidar com os conceitos de auto-representação e decisão moral.

“Ele combina metodologias quantitativas e qualitativas, utilizando um sistema interessante de dilemas morais e situações e perguntas. A interpretação dos resultados pelos autores é consistente com o assunto, com a hipótese e têm a probabilidade de desenvolver o princípio de verdade na vida social", conclui o Comitê.

Para Scardua, “a premiação é importante não apenas no plano individual, mas também institucional”, ressaltou.

(Gloriquele Mendes – Ascom/UFCG – 23.07.13)

Data: 23/07/2013