topo_cabecalho
Comissão fará o planejamento e avaliação de compras e contratos da UFCG

Instalação da CPAC aconteceu na manhã desta terça, no auditório da Reitoria

 

O reitor Edilson Amorim instalou, na tarde desta terça-feira, dia 23, a Comissão Permanente de Planejamento e Avaliação de Compras e Contratos (CPAC) da Pró-Reitoria de Gestão Administrativo-Financeira (PRA), que será responsável pelo planejamento e aquisição de bens e serviços da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). A solenidade aconteceu no auditório João Roberto Borges, na Reitoria, e antecedeu à primeira reunião do grupo de trabalho.

 

Para o reitor da UFCG, a criação da comissão era fundamental e estruturante, por promover uma nova dinâmica a uma das mais importantes atribuições da PRA. “Indispensável, sobretudo pelo planejamento e avaliação, otimizando recursos e garantindo a qualidade das nossas compras”, considerou.

 

Ao apresentar a CPAC, o pró-reitor Alexandre Gama falou dos desafios constantes da PRA, seja pela legislação “que muda a cada dia ou pelo amadurecimento que promove novas visões e outras demandas”, e sobre as metas para este ano: a elaboração de um manual de procedimentos da pró-reitoria, já disponível no Portal da UFCG, elaboração de um aplicativo para que os pedidos possam ser acompanhados pela página da instituição, em andamento; e a uniformização das compras, objetivo que será alcançado com a comissão instalada.

 

A presidente da comissão, e também coordenadora geral de Administração da PRA, Lucilene Bandeira, disse que as ações repercutirão globalmente no processo, da criação de uma nova cultura institucional nas demandas às aquisições dos produtos, sejam bens ou serviços.

 

Para ela, a CPAC, por pensar e gerenciar os serviços, não pode ser compreendida apenas como uma medida para agrupar administrativamente setores afins, como o Almoxarifado, Patrimônio, e as divisões de Material e de Convênio. “Essa nova configuração não limita nem sobrepõe atribuições. Ela organiza o modo de fazer, criando um planejamento unificado e compartilhado que facilitará o processo gerencial da PRA”, disse.

 

Os relatórios gerenciais serão utilizados como ferramenta fundamental para a comissão, adiantou Lucilene Bandeira, afirmando que não serão meras planilhas de controle orçamentário ou de consumo. “Serão padronizados para se tornarem mais objetivos e eficazes, sendo informatizados para uma melhor atualização e maior fidelidade nas análises que balizarão as novas aquisições e contratualizações”, explicou.

 

“A racionalização dos procedimentos, consequentemente, com uma melhor elaboração dos editais dos processos licitatórios – sejam de concorrência, tomada de preço, convite, leilões, dispensa, entre outros -, como também dos contratos e convênios, repercutirá numa prestação dos serviços com maior qualidade e menor custo e desperdício”, concluiu.

 

Comissão

 

Lucilene Klênia Bandeira (presidente)

Carlos Augusto Couto Xavier

Fabilson Pereira de Almeida

Israel da Silva Araújo

João Mendes de Melo

Renê Anísio da Paz

 

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG - 23.07.13)


Data: 23/07/2013