topo_cabecalho
Os estereótipos do Nordeste e dos nordestinos criados nos filmes é tema de discussão na UFCG

Nesta terça, dia 30, será exibido o filme Jesuino Brilhante, o cangaceiro.

 

Com intuito de fazer uma releitura crítica da cinematografia brasileira que, geralmente, retrata o Nordeste atrelado à cultura arcaica e à aridez, o Projeto Memória da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) está realizando o projeto Nordeste, isso é coisa pra cinema.

 

Iniciado em julho, o projeto realiza a exibição de filmes seguidos por debates com pesquisadores e o público presente. Nesta terça, dia 30, a partir das 8h30min, será exibido o filme Jesuino Brilhante, o cangaceiro, na sala 101 do Centro de Humanidades (CH). Após a exibição do filme, haverá debate promovido pelo professor José Benjamim Montenegro e pelo graduando em História, Danilo Alves.  A entrada é gratuita.

 

Já foram exibidos os filmes O auto da Compadecida, O homem que virou suco e Baixio das Bestas, que foram debatidos, respectivamente, por Zélio Sales, Silvia Tavares e Glauco Machado.

 

Confira programação das próximas exibições:

 

Viajo porque preciso, volto porque te amo: A travessia do viajante em um Nordeste triste e solitário – Fábio Ronaldo da Silva e Adelino Pereira da Silva (06/08)

 

Vidas secas para além do espectro regional - Joachin Azevedo Neto (13/08)

 

Visões de nordeste e desenvolvimento no cinema novo e cinema da retomada - Túlio Augusto Paz e Albuquerque e Rosilene Dias Montenegro (20/08)

 

(Gloriquele Mendes – Ascom/UFCG – 29.07.13)


Data: 29/07/2013