Pesquisadores da UFCG testam equipamento de biogás em comunidade sertaneja

Um grupo de professores e alunos do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais (CCJS) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus de Sousa, realizou nesta quinta, dia 1º, em São Gonçalo, município do Sertão paraibano, a visita final do Projeto intitulado Produção de Biogás, Biofertilizante e Adubo Orgânico para a Agricultura Familiar.

O projeto é coordenado pelo professor Allan Sarmento e conta com apoio do Programa de Estudos e Ações Para o Semiárido (PEASA/UFCG). Várias famílias de agricultores familiares da região serão beneficiadas com o biodigestor criado pelo projeto, que utiliza na sua confecção, material reciclado e como insumo esterco bovino para a produção de gás natural, biofertilizante e o adubo orgânico.

A equipe de professores e alunos fez uma apresentação aos agricultores sobre como funciona a tecnologia. Em seguida, realizou um teste in loco, que constatou a presença de biogás, utilizando um equipamento específico, bastante seguro, que identifica a presença de gás metano. O equipamento (biodigestor) proposto, além de produzir gás natural (combustível limpo), é prático e de baixo custo. Um produtor rural vai precisar investir em torno de R$ 100 para ter um biodigestor em sua propriedade.

O próximo passo do projeto será dimensionar o equipamento para produzir um volume de biogás correspondente a uma botijão de gás de cozinha e mensurar os créditos de carbono que poderão ser negociados na BM&FBOVESPA.

Estendendo mais ainda suas atividades com as famílias de agricultores familiares locais, o grupo fez a entrega de cestas básicas às famílias da Associação dos Moradores de São Gonçalo.

(Ascom PEASA/UFCG)

Data: 02/08/2013