Reitor da UFCG participa de aula inaugural do mestrado em Ciências Naturais e Biotecnologia

Pós-graduação é ministrada no campus de Cuité

“Cabe à Universidade converter o mundo, criado pela modernização, num mundo cada vez mais nosso, gerando conhecimento com inteligência e o compartilhando, promovendo pesquisas solidariamente embasadas e com maior alcance social” afirmou o reitor Edilson Amorim na aula inaugural do Programa de Pós-graduação em Ciências Naturais e Biotecnologia do Centro de Educação e Saúde (CES), que aconteceu na noite dessa segunda-feira, dia 5, no Centro de Educação e Saúde (CES), campus de Cuité.

Edilson Amorim também falou sobre a formação do pesquisador, pelo talento individual e o apoio institucional, no avanço do conhecimento científico. “É na noção do conjunto, a identificação da diferença. E, na busca e no encontro desse conhecimento novo, articular o detalhe ao todo” sintetizou sua concepção sobre a Pesquisa, defendendo que não existe conhecimento neutro.

O reitor da UFCG fez uma rápida descrição da passagem da Modernidade para a Pós-modernidade que, com a ultravelocidade da informação, acabou com a delimitação do que é centro e do que é periférico. “A produção do conhecimento está diluída. O CES pode desenvolver pesquisas em Biotecnologia tão sofisticadas quanto as que vêm sendo produzidas em outras partes do Mundo”, explicou.

O papel da UFCG é promover avanços e a partilha do conhecimento científico, com responsabilidade social e promoção da inclusão, disse Edilson Amorim, afirmando que a universidade não faz gestão da sociedade, faz a gestão do conhecimento. Ao encerrar, Edilson Amorim pediu aos alunos que tenham a responsabilidade, rebeldia e a criatividade para transformar “o mundo num cada vez mais nosso”.

A aula inaugural do mestrado fez parte da programação do I Workshop de Ciências Naturais e Biotecnologia que acontece até a próxima quinta-feira, dia 8.  Nesta quarta-feira, às 14 horas, a secretária executiva de Ciência e Tecnologia da Paraíba, Francilene Procópio, presidirá o fórum Natureza e Tecnologia: Buscando o Equilíbrio, a Sustentabilidade e a Responsabilidade.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG - 06.08.13)

Data: 06/08/2013