Festival da UFCG será promovido pela Prefeitura de Cuité com apoio do governo estadual

O evento acadêmico-cultural acontece até o próximo sábado e, a partir de 2014, tomará nova dimensão

“Uma cumplicidade, mais que parceria, acontecerá entre a Universidade Federal de Campina Grande, Prefeitura de Cuité e o governo da Paraíba”, disse o secretário estadual de Cultura, Chico César, na abertura oficial do Festival Universitário de Inverno (FUI).

A afirmativa sinaliza um novo tempo para o evento que, a partir do próximo ano, será promovido pelo município. Permanecendo apenas a programação acadêmica sob a responsabilidade do Centro de Educação e Saúde (CES), campus de Cuité.

“Com essa parceria, o festival se tornará cada vez mais denso, conhecido e prestigiado”, previu o secretário, ressaltando que, “só agora, por ter ido ao festival, poderá dizer que FUI” - num trocadilho com a sigla do evento – “e comprovado a grandeza da promoção e o contágio cultural promovido”.

Chico César afirmou que a integração do FUI ao Circuito do Frio - programação cultural que abrange seis cidades paraibanas, nessa época do ano - não depende de decisão da Secretaria Estadual de Cultura, pois o evento é realizado por um consócio. Mas, garantiu apoio à proposta apresentada pelo coordenador do festival e diretor do CES, Ramilton Marinho.

Em sua palestra, além de fatos de sua infância e trajetória artística, intercaladas por duas canções de sua autoria, Chico César defendeu uma ligação afetiva do festival com a cultura popular, não massificada, sem a intervenção dos meios de comunicação, e que traduza a territorialidade - trazendo a marca de um povo e do seu mundo.

“Devemos promover uma cultura, com base ética e estética, que aperfeiçoe o ser eu e aumente a autoestima cultural paraibana – pois, muitos desconhecem nossos bens culturais”, apontou.

Tutela municipal

A prefeita Euda Fabiana, reafirmando a parceria com a UFCG, agradeceu e parabenizou ao CES pela qualidade crescente do festival, que “muito tem contribuído para o crescimento cultural da região”. Disse acreditar no apoio do secretário Chico César e ter a certeza de que Cuité será reconhecida por essa iniciativa de apoio à educação e à cultura, se tornando um referencial no estado.

Do mesmo modo, ratificado as palavras da gestora municipal, Ramilton Marinho acrescentou que o festival consolidará o turismo de conhecimento, por sua programação acadêmica e cultural integrada. “Onde, os ensinos fundamental e médio interagem com o ensino superior e a comunidade se aproxima da universidade”.

O evento, que aconteceu na noite dessa segunda, dia 19, no Teatro Municipal de Cuité, foi aberto pelo reitor Edilson Amorim, que falou da importância para a UFCG e a região do Curimataú de um festival universitário de cultura. Para ele, com a participação da Secretaria Estadual de Cultura e da Prefeitura Municipal de Cuité, o FUI tomará maior dimensão e se consolidará como laboratório e palco para o conhecimento e a cultura na Paraíba.

Dança e teatro

Com um espetáculo contagiante, pausado por aplausos, o Coral do Centro de Desenvolvimento do Semiárido (CDSA), campus de Sumé, da UFCG, apresentou um “musical” que trafegou pela história e cantos paraibanos. “Um espetáculo envolvente que, casualmente, complementou e ilustrou a fala de Chico César, com movimentos e sons das nossas raízes e territorialidade”, observou Edilson Amorim.

Marinilson Braga (Ascom/UFCG)

Data: 20/08/2013