Espaço Livre: primeira exposição de artes plásticas no Cuca-CG

Uma pintura urbana, intitulada Massificação pelo autor Sharlyston Melo, que é estudante de Geografia da UEPB, é o novo painel, criado durante 6 horas, no palco do Centro Universitário de Cultura e Artes (Cuca-CG). A arte foi feita no Espaço Livre, no último sábado (13). Paralelo a isso, houve a 1ª oficina deste mês, Literatura e Imagem, ministrada por André Pinheiro e Fabiana Moura, e apresentações de curtas-metragens produzidos por alunos da UFCG. O Ponto de Cultura recebe o apoio do Ministério da Cultura (MinC), Cultura Viva, União Nacional dos Estudantes (Une) e da Secretaria de Projetos Estratégicos (SPE) da UFCG.

Sharlyston define a própria arte como não conceitual e faz um estilo livre. “A inspiração vem no momento. Já fazia até um tempo que não produzia, mas esse ambiente cultural do CUCA propiciou uma busca interior da criação e fez surgir essa exteriorização (Massificação)”, revelou. A arte deste profissional pode ser considerada urbana, segundo alguns estudiosos, pois traz elementos do cotidiano de uma cidade agitada e nervosa.

A oficina ministrada por Fernanda Bezerra e André Pinheiro faz parte de um projeto do Programa Especial de Treinamento (PET) de Letras da UFCG, que trata a literatura de uma forma menos pragmática e mais lúdica. Os participantes aprenderam a escrever brincando com as palavras e através de jogos. Foi realizada uma dinâmica de grupo e todos tinham que escrever, nem que fossem coisas simples. No final, cada um produziu um poema, os quais estarão em exposição no próximo jornal mural Encuque-se.

A oficina propôs exercer as três funções que o teórico literário Antônio Cândido definiu como principais na Literatura: Psicológica, Educacional e de Conhecimento. Segundo André Pinheiro, a oficina também desmistifica e “diselitiza” o acesso ao bem cultural da Literatura. “Os participantes aprenderam que todos podem escrever, apenas é preciso trabalhar um pouco a linguagem, pois escrever é deixar aflorar experiências vividas e transpô-las para um papel”, ressaltou.

O Ponto de Cultura oferece o Espaço Livre (onde o artista mostra o que quiser), o Sarau Livre (para recitadores de poesia), Ensaios Abertos (para músicos, dançarinos e atores), shows musicais (onde as bandas têm total liberdade), e Oficinas (ministradas por quem quer disseminar arte e cultura). Para se inscrever em qualquer modalidade, como participante ou ministrante das oficinas, envie e-mail para cucacg@oi.com.br ou vá ao local nos dias de funcionamento.

Jammy Sessions

O bar cultural continua atraindo mais gente e os músicos são os primeiros a chegar. Eles escolheram a sexta-feira como a noite da Jammy Session, uma espécie de “sessão frouxa de música”, que dispensa a praxe de se inscrever ou marcar para se apresentar. Ao final de cada apresentação já marcada na agenda mensal do Cuca-CG, eles sobem no palco, sempre em grupos de cinco ou seis, pegam os instrumentos e tocam todos os estilos. “Campina tem uma característica musical. Então o espaço tende a trair mais esse tipo de artista, mas queremos enfatizar que o Espaço Livre é para todos os espetáculos e até peças teatrais”, lembrou o administrador Edson Aguiar (Sansão).

Atrações do Festival de Inverno começam neste final de semana

Os músicos que se apresentarão no Festival de Inverno começam a aparecer no Cuca neste final de semana. Acompanhe a programação:

dia 19-18h, palestra com Tião Lima - Diferenciação entre Cordel e Repente;

19h, sarau livre;

20h, espaço livre com Astier Basílio (repente);

23h, Festival de Inverno: Gabriel Venâncio (mpb).

dia 20-16h, oficina com Astier Basílio Cantoria e Repente;

18h, palestra com Manoel Monteiro - Literatura Regional;

19h, sarau com cordel;

23h, Festival de Inverno: A Cena da Música Brasileira (música eletrônica).

dia 21-20h, Festival de Inverno: Viagem Latina (música latina);

22h, Festival de Inverno: Toninho Borbo (samba-rock-funk-groove).

Data: 17/08/2005