Hospital Universitário de Cajazeiras já integra a Rede Federal

Contratualização com a Ebserh acontecerá ainda este ano

O Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), na cidade de Cajazeiras, já integra a rede federal. A federalização foi comunicada pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), em reunião com os diretores do HUJB, em Brasília.

Na manhã desta quarta-feira, 21, em Campina Grande, o reitor Edilson Amorim se reuniu com os diretores da unidade hospitalar do campus de Cajazeiras para pautar as ações que antecedem à contratualização com a Ebserh.

Uma audiência com a prefeita da cidade, Denise Albuquerque, será marcada para a próxima semana; como também será definida a programação da visita de técnicos do MEC/Ebserh, para que sejam estabelecidas as condições e a pactuação das metas de adesão à empresa de gerenciamento hospitalar.

Edilson Amorim falou que a expectativa é que o contrato com a Ebserh esteja assinado até o próximo mês de novembro, podendo, ainda este ano, solicitar autorização para realizar processo seletivo para contratação de pessoal.

O reitor argumentou que a federalização do hospital universitário de Cajazeiras se dá dentro de um processo de amadurecimento da gestão de saúde no país. “Cem por cento publico e cem por cento de acordo com o SUS”, ressaltou.

Emendas

Em Brasília, os diretores Mônica Paulino (Geral) e Marcelo Pinheiro (Administrativo) também estiveram com a bancada paraibana, juntamente com o vice-reitor Vicemário Simões, solicitando emendas parlamentares para o HUJB.

HUJB

Em janeiro de 2011, a Prefeitura Municipal de Cajazeiras doou o Instituto Materno Infantil Júlio Bandeira à UFCG, para que fosse transformado em hospital universitário, proporcionando a realização aulas práticas e campo de estágio para o curso de Medicina do Centro de Formação de Professores (CFP).

O HUJB dispõe de 25 leitos e passa por reformas e ampliação de suas dependências, com a implantação de mais 31 leitos, que serão destinados a serviços de atenção à saúde da mulher, com atendimentos de Obstetrícia e Ginecologia.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG - 21.08.13)

Data: 21/08/2013