Cessão de área para Fazenda Experimental

Área de 30 hectares, localizada no município de São Domingos, abrigará laboratórios e experimentos do campus de Pombal

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Superintendência de Patrimônio da União (SPU) celebraram nesta quarta-feira, dia 28, em João Pessoa, a cessão de uso gratuito de uma área de 30 hectares – localizada na cidade de São Domingos - onde será instalada a Fazenda Experimental do Centro de Ciências e Tecnologia Agrícola (CCTA), campus de Pombal.

Na ocasião, também foi assinado o termo de cooperação técnica e de intercâmbio tecnológico e científico entre a SPU e a UFCG, visando ações conjuntas destinadas aos trabalhos de demarcação, identificação e de caracterização das áreas da União; como também de execução de laudos de avaliação imobiliária do patrimônio da universidade.

Os documentos foram assinados pela superintendente da SPU na Paraíba, Daniella Almeida Bandeira, pelo reitor Edilson Amorim e o diretor do CCTA, Roberto Clayton Queiroga, que comungaram o reconhecimento de que a fazenda experimental contribuirá para o desenvolvimento da ciência e do estado.

A superintendente registrou a honra da SPU, em contribuir com o processo de interiorização do ensino superior desenvolvido pela UFCG. “São expressivas a interação e articulação que a universidade tem com a comunidade; por isso, acreditamos na influência e no comprometimento dela para a transformação daquela região do Sertão paraibano”, ressaltou.

Ao agradecer o empenho da equipe da SPU, na doação do terreno para a fazenda experimental, Edilson Amorim disse que a universidade logo começará os trabalhos de infraestrutura do espaço e que, nos próximos dois anos, o equipamento estará configurado e cumprindo seu objetivo.

A Fazenda

Localizada a 30 km do campus de Pombal, a fazenda servirá como campo de experimentos e laboratórios para os cursos de Agronomia e das engenharias Ambiental e de Alimentos. Abrigará salas de aula, laboratórios, galpão para máquinas e implementos, estábulo, pocilga, estufas, silo trincheira, galpão para avicultura, fábrica de ração e contará com investimentos de custeio nas áreas de fruticultura, olericultura e grandes culturas.

(Marinilson Braga – Ascom/UFCG – 28.08.2013)

Data: 28/08/2013