topo_cabecalho
Palestra sobre letramento será proferida na UFCG no dia 27

Atividade é uma promoção do Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino

 

Jogar, Ler e Escrever na Net: Um Projeto de Letramento é o tema da palestra que será proferida no próximo dia 27, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) pela professora Glícia Tinoco, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A atividade, promovida pelo Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, terá início ás 10h30min, no auditório da Unidade Acadêmica de Letras, no campus de Campina Grande.

 

O letramento é uma ampliação do sentido de alfabetização. O termo é utilizado para definir o resultado da ação de ensinar a ler e escrever dentro de um contexto onde a escrita e a leitura tenham sentido e façam parte da vida do aluno. Segundo seus estudiosos, o termo “letrado” (aquele que é versado em letras ou literatura) assumiria outro sentido, passando a caracterizar o indivíduo que domina a leitura, ou seja, que não só sabe ler e escrever, mas também faz uso competente e freqüente da leitura e da escrita.

 

Glícia Tinoco é doutora em Lingüística Aplicada pela Unicamp, formada em Letras, especialista em Leitura e Produção de Textos em Língua Portuguesa e mestre em Lingüística Aplicada pela UFRN. É membro da base de pesquisa Letramento e Etnografia (UFRN), realizando estudos sobre estratégias de ensino e aprendizagem de língua materna, sobre a compreensão dos processos de leitura e escrita como práticas sociais, sobre letramento escolar, não escolar e letramento situado.

 

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG - 10.09.13)


Data: 10/09/2013