topo_cabecalho
Curso de Engenharia Elétrica da UFCG obtém 5 estrelas no Guia do Estudante da Editora Abril

O curso de graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, campus de Campina Grande - PB, obteve 5 estrelas na avaliação de cursos superiores do Guia do Estudante (GE), da Editora Abril, e, portanto, constará da publicação GE Melhores Universidades 2006, que será lançado no próximo dia 13 de setembro. Essa pontuação qualifica o curso como um dos melhores do Brasil. A pontuação é dada mediante resposta de questionário preenchido pelo próprio coordenador do curso e por entrevistas realizadas pelos editores do Guia com consultores em Engenheiros Elétrica de todo o país.

A informação foi passada para o coordenador do curso, professor Mário de Souza Araújo Filho (foto), pelas editoras Isabela Goulart e Lisandra Matias, que também enviaram o selo de qualidade referente à avaliação, para que a Instituição possa utilizá-lo em seu material de comunicação e divulgação. Em resposta, o professor agradeceu "a oportunidade que nos foi proporcionada de participar do processo de avaliação realizado por essa conceituada publicação", e demonstrou satisfação pelo reconhecimento conferido ao curso, "resultado do esforço empreendido ao longo de mais de quatro décadas pelos que fazem e apóiam o nosso curso".

Saiba mais sobre o curso de graduação em Engenharia Elétrica

O curso de Engenharia Elétrica teve seu reconhecimento pelo Ministério da Educação em maio de 1971. Com entrada de 90 alunos anuais divididos em duas turmas, o curso funciona em regime de créditos, como os demais cursos do CCT, e conta com 59 professores, sendo 27 Mestres e 32 Doutores, vinculados ao Departamento de Engenharia Elétrica. Sua duração é de quatro anos.

A graduação em Engenharia Elétrica é o ramo da Engenharia que estuda os fenômenos eletromagnéticos e suas aplicações tecnológicas. O curso de Engenharia Elétrica é composto de disciplinas classificadas em 05 grupos: de formação básica; de formação geral; de formação profissional geral; de formação profissional específica; e obrigatórias por legislação específica.

As disciplinas de formação profissional caracterizam as ênfases do curso: Eletrônica e Eletrotécnica. A integralização do curso em uma das ênfases se dá, portanto, com a integralização de um determinado número de disciplinas específicas alocadas nas seguintes áreas: Sistemas de Potência, Alta Tensão, Telecomunicações, Instrumentação Eletrônica, Automação e Controle.

O aluno poderá concluir o curso em qualquer uma das ênfases, em um período mínimo de 04 anos. Os alunos do curso são obrigados a realizar estágios para conclusão do curso. Para isso existe um orgão ligado à Coordenação/Departamento, que é encarregado de encaminhar os estagiários as empresas.

Infra-estrutura do curso

No curso de Engenharia Elétrica os alunos matriculados contam com uma infra-estrutura que lhes garante um melhor resultado tanto na parte didática como no desenvolvimento de pesquisas. Através do Departamento de Engenharia Elétrica, os estudantes têm acesso aos melhores e mais equipados laboratórios da região. Laboratórios como os demais, de Máquinas Elétricas, Instrumentação Eletrônica, Sistema Digitais, Materiais Elétricos, entre outros, são regularmente utilizados pelos alunos perfazendo um total de 14 disciplinas que contam com atividades experimentais. Através da estrutura existente no campus, os alunos dispõem de uma Biblioteca Setorial, que possui um acervo quantitativo e qualitativo de publicações da área e acessam o Núcleo de Processamento de Dados que, equipados com micro-computadores, disponibilizam o uso de Rede de Comunicação como a internet.

Mercado de Trabalho

A área de atuação do engenheiro eletricista mais concorrida atualmente é a da Eletrônica, dado o grande desenvolvimento que esse setor teve nos últimos anos. Além do fascínio natural exercido pelos novos campos de trabalho, a Eletrônica é mais atraente também porque não exige do profissional constantes deslocamentos pelo território nacional, como acontece com a Eletrotécnica, por exemplo, no caso do engenheiro eletricista ligado às usinas hidroelétricas.

Pós-Graduação em Engenharia Elétrica completa 35 anos

Em 2005, após 35 anos de sua criação, o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica - PpgEE, da  UFCG, alcançará a marca das 100 teses de doutorado defendidas. As dissertações de mestrado já chegam a 350. A UFCG é uma das 7 Universidades brasileiras que tem programa de pós-graduação em Engenharia Elétrica considerado de Excelência Nacional (conceito 6 da CAPES, numa escala em que a nota máxima é 7). Não há nenhum outro programa de pós-graduação no Norte e Nordeste com esse conceito, em qualquer que seja a Engenharia.

Por ser uma referência no campo da engenharia elétrica, a UFCG tem sido procurada para dar assistência na criação de outros programas de pós-graduação. Foi que ocorreu, por exemplo, na criação do PPGEE da Universidade Federal do Maranhão. O caso mais recente em que a UFCG foi chamada para ficar à frente da implantação de um programa de pós-graduação em Engenharia Elétrica foi o do curso de mestrado do Instituto de Tecnologia da Universidade Estadual do Amazonas - UEA, e o curso de doutorado da Universidade Federal da Bahia - UFBA, informa o Coordenador do Programa, professor Dr. Benemar Alencar de Souza.

O Departamento de Engenharia Elétrica - DEE, vinculado ao Centro de Ciências e Tecnologia - CCT, é formado por 45 professores - sendo 14 mestres e 31 doutores, dos quais 19 têm atuação plena na pós-graduação - mestrado e doutorado. O PpgEE formou 13 doutores, dentre eles o seu atual coordenador, e 11 mestres do próprio DEE.

O Programa conta com um corpo docente altamente qualificado. Seus membros são todos doutores e tiveram seus títulos outorgados por instituições nacionais ou internacionais possuidoras de altos conceitos. Parte significativa dos professores do Programa tem Pós-Doutorado em renomadas Universidades ou Centros de Pesquisa no exterior. Para exemplificar, o Programa conta com a colaboração de um Fellow Member do Institute of Electrical and Electronic Engineers - IEEE, e cinco Seniors Members do mesmo órgão, que é a maior referência no mundo na área de Engenharia Elétrica. Recentemente, os professores Raimundo Carlos Silvério Freire e Cursino Brandão Jacobina foram promovidos a pesquisadores nível 1 A, o mais alto do CNPq.

Os alunos do PPgEE são, principalmente, engenheiros eletricistas e bacharéis em ciências da Computação graduados pela própria UFCG, pela UFPB ou por outras instituições do Nordeste. Mas também há muitos alunos egressos do Norte do Brasil e alguns do Sul e do Sudeste. O PPGEE não se restringe a receber graduados em Engenharia ou Informática. Físicos, Matemáticos e outros com formação em área correlata com a Engenharia Elétrica podem ser e têm sido aceitos pelo Programa.

Os trabalhos desenvolvidos no âmbito do PPGEE são publicados em revistas nacionais conceituadas, como a Controle & Automação da Sociedade Brasileira de Automática e em revistas internacionais, notadamente nos Transactions do IEEE - The Institute of Electrical and Electronic Engineers, com sede nos Estados Unidos, e do IEE - The Institute of Electrical Engineers, localizado na Inglaterra.

Através do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica - PROCAD, um programa de intercâmbio nacional da CAPES, o PPgEE da UFCG tem cooperado com várias universidades: Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal do Pará e Universidade Federal da  Bahia, além do Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná. Em todos os casos, a UFCG tem ocupado a posição de Instituição líder.

Várias cooperações internacionais foram mantidas ao longo desses 35 anos com instituições das mais conceituadas em diferentes países, notadamente Inglaterra, França, Canadá e Alemanha. Das cooperações internacionais mantidas atualmente pela UFCG no campo da engenharia elétrica, as principais são com a Universidade de Paris IV, na França, e a Universidade de Alberta no Canadá. Está se iniciando cooperação com a Universidade do Porto (Portugal) e a Cooperação com a Alemanha está sendo retomada.

No mês de maio (2005), o Coordenador do PPgEE, professor Benemar Alencar, esteve em Vancouver, no Canadá, a convite, para manter contatos visando estabelecer cooperação técnica-científica com a University of British Columbia − UBC. Nessa oportunidade foi assinado um protocolo preliminar que deverá evoluir em breve para um acordo formal de cooperação internacional entre a UFCG e a UBC nas áreas de Sistemas de Potência e Engenharia de Alta Tensão, Processamento Digital de Sinais, Eletrônica de Potência e Sistemas de Automação e Controle. A cooperação poderá se estender para outras áreas de especialidade da engenharia elétrica: Redes de Computadores, Instrumentação eletrônica, Comunicações e Microondas.

Quem coordena o PPgEE

Benemar Alencar de Souza, o Coordenador do PPgEE, é doutor em engenharia elétrica pela UFPB (1995) e professor do Departamento de Engenharia Elétrica desde 1979. Suas atividades de pesquisa estão relacionadas com sistemas de potência: métodos de otimização e técnicas de inteligencia artifical aplicados, análise e planejamento, bem como transitórios eletromagnéticos e qualidade da energia.

Ele é Senior Member do IEEE e membro do The International Council on Large Electric Systems - CIGRÊ, onde integra o grupo de estudos CE-5. É consultor da Agência Nacional de Energia Elétrica ? ANEEL. Coordenou e coordena vários projetos de pesquisa e desenvolvimento, além de participar como pesquisador ou consultor de outros. Tem prestado consultoria de engenharia para diversas empresas nacionais: Chesf, Petrobrás e várias concessionárias de energia elétrica.

Edison Roberto Cabral da Silva, o Vice-Coordenador, é doutor pela Universidade de Toulouse, na França.


Data: 17/08/2005