UFCG realiza encontro de documento, memória, preservação e difusão nesta quarta

Atividade acontece a partir das 18h30 no Teatro Municipal Severino Cabral

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) realiza nesta quarta, dia 18, o I Encontro de Documento, Memória, Preservação e Difusão: experiências de pesquisas histórico-documentais. A atividade acontece a partir das 18h30min no Teatro Municipal Severino Cabral.

O encontro terá como palestrantes Esther Caldas, ex-funcionária da Biblioteca Nacional e sócia do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, e o diplomata brasileiro André Ricardo Heráclio do Rêgo, Conselheiro da Comissão de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

O objetivo do evento é reafirmar a compreensão de que os documentos históricos existentes tanto no Brasil como no exterior pertencem à sociedade brasileira, cujo povo tem hoje o direito constitucional e inalienável de acesso aos conjuntos documentais produzidos ao longo de sua história que a envolvem diretamente. Direito as fontes documentais significa um dos pilares dos Direitos Humanos que é o Direito à Informação.

“Urge que os Estados brasileiros promovam e incentivem projetos de levantamento, catalogação e digitalização dos acervos documentais existentes nos seus territórios para que a totalidade das fontes históricas, componentes da memória nacional, seja preservada. O objetivo é alcançarmos uma maior facilidade de acesso às informações contidas nos documentos, informações essas a que todos temos direito indeclinável como integrantes de uma sociedade que se quer democrática”, afirma uma das organizadoras do evento, a professora Juciene Apolinário.

O evento é uma ação do Projeto Nacional Catálogo Geral dos Manuscritos Avulsos e em Códices referentes à História Indígena e Escravidão Negra no Brasil, da UFCG, patrocinado pelo Ministério da Cultura- Petrobras Cultura e executado pela Fundação Parque Tecnológico, sob coordenação da professora Juciene Apolinário.

(Gloriquele Mendes – Ascom/UFCG – 17.09.13)

Data: 17/09/2013