UFCG pretende criar curso de Engenharia Civil em Pombal

Reitor Edilson Amorim solicitou apoio político da prefeita Pollyana Dutra

Fortalecer a parceria com o poder público municipal e reforçar o comprometimento da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) com a cidade de Pombal pautaram visita do reitor Edilson Amorim à prefeita Pollyana Dutra (PT).

Acompanhado do diretor reeleito do Centro de Ciência e Tecnologia Agroalimentar (CCTA), Roberto Queiroga, e do seu vice-diretor (eleito), Camilo Farias, o reitor solicitou a colaboração da prefeita no sentido de fazer gestões junto ao governo federal, para a criação do curso de Engenharia Civil no campus da UFCG naquela cidade.

“O processo se encontra no MEC e a mobilização da comunidade política é importante, principalmente o engajamento do gestor municipal, conhecedor do quanto repercute socialmente a implantação de um curso desta natureza na cidade”, comentou Edilson Amorim, antecipando que o CCTA também desenvolve proposta para a criação do curso de Arquitetura e Urbanismo.

Ao salientar que compreende a universidade como uma instituição auxiliar para o desenvolvimento do município, “uma secretaria científico-tecnológica, em cada área de atuação de seus cursos”, a prefeita garantiu apoio imediato à luta pela conquista do novo curso para o CCTA.

Demandas

Também foi acordada no encontro, realizado na última sexta-feira, dia 27, a apresentação, pela universidade, de uma proposta técnica para o tratamento dos resíduos sólidos de Pombal e a realização de análises de solo, em auxílio aos produtores rurais do município.

A prefeitura, por sua vez, se comprometeu em providenciar a iluminação no entorno do campus e encaminhar ao DNIT projeto - a ser elaborado pela UFCG -, de implantação de um acesso adequado ao CCTA pela BR-230.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG - 30.09.13)

Data: 30/09/2013