Pró-reitores de Extensão das instituições públicas de ensino superior do Nordeste se reúnem em Campina Grande

Discutir a extensão universitária e sua contribuição para a qualificação da graduação e seus benefícios voltados à sociedade são alguns dos objetivos da 41ª edição do Encontro de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Ensino Superior (FORPROEX/Nordeste), que este ano apresenta o tema “Curricularização da extensão: Desafio para uma Formação Cidadã”. Após a abertura, realizada na noite desta quarta-feira (2), no Museu Assis Chateaubriand, que reuniu mais de 50 pró-reitores, o evento promove conferências e mesas redondas nesta quinta (3) e sexta-feira (4), no Hotel Village, buscando ampliar o debate e desenvolver ações para os projetos de extensão.

A presidente do FORPROEX, Sandra de Fátima Batista de Deus, destacou a importância da cidade de Campina Grande em receber o fórum e ressaltou a participação dos pró-reitores de 22 instituições nordestinas que mais uma vez demonstraram sua preocupação em ampliar as atividades de extensão na graduação, que se configura em um dos pilares para a melhoria do Ensino Superior. “Essa é a maior participação na história do Fórum e eu tenho certeza que após a realização dos debates atingiremos resultados importantíssimos para melhorarmos a atuação dos projetos de Extensão nas universidades”, destacou.

Acompanhando o pensamento da professora Sandra de Deus, a coordenadora do evento, Rosilene Dias Montenegro, salientou a necessidade dos projetos de extensão fazerem parte da curricularização dos cursos de graduação, para que sejam desenvolvidas mais atividades que possam contribuir para maior atenção às comunidades que estão inseridas nas ações das universidades. Segundo ela, a ampliação da política nacional de projetos de extensão tem o poder de transformar as comunidades que precisam da atuação cada vez mais presente do ensino superior.

O reitor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), professor Rangel Junior, participou da abertura do evento e reafirmou o compromisso da Instituição em se dedicar ao máximo para ampliar sua atuação na extensão universitária. Segundo ele, o resultado dos debate servirá para a troca de experiências que possam ser exploradas como políticas de atuação que deram certo em outras universidades e que podem ser aplicadas nas instituições paraibanas. “Temos que aproveitar esse momento para ampliar nossos horizontes acerca da extensão. Ela faz parte do tripé da UEPB, que junto com o ensino e a pesquisa tem transformado a atuação da Universidade na sociedade”, afirmou.

Ao longo dos dois dias de discussões extensionistas, os participantes irão buscar alternativas para a ampliação dos projetos de extensão nas universidades, que, como destacou o pró-reitor de Extensão da UEPB, professor José Pereira, servirá para ampliar o alcance e a quantidade de projetos desenvolvidos pelas instituições. Segundo professor Pereira, esse encontro anual dos pró-reitores é fundamental para que a extensão possa ser repensada e ampliada em seu poder de alcance, tanto fazendo parte do currículo da graduação como também em suas atividades na sociedade.

“Uma das nossas propostas é tornar a extensão obrigatória nos cursos de graduação. Ela tem o objetivo de desenvolver projetos que transformam a educação e a ação social. Por isso, vamos buscar o diálogo com as outras universidades para buscar cada vez mais nos atualizarmos e trocar experiências que deram certo”, destacou o pró-reitor, apontando que a ampliação das centenas de projetos de extensão desenvolvidos na UEPB também será posta em prática após a realização do FORPROEX.

(Coordenadoria de Comunicação da UEPB)

Data: 03/10/2013