UFCG inaugura Showroom Agro no Citta

O Programa de Estudos e Ações Para o Semiárido (Peasa) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) abriu ontem (09), um Showroom Agro no Centro de Inovação e Tecnologia Telmo Araújo (Citta), em Bodocongó, Campina Grande. A nova loja surge como um ponto de comercialização de produtos da Agricultura Familiar, de projetos de extensão do Peasa, desenvolvidos em vários municípios do Estado da Paraíba. São produtos selecionados, produzidos em sistema de hidroponia e orgânico, que garantem sabor e qualidade aos alimentos.

A loja está comercializando ovos e galinha caipira, de produtores de Barra de Santa Rosa; queijo de cabra, do município de Prata; mel de abelha, de Marizópolis, Cajazeiras e Serra Branca; peixe tilápia, de Cuité, polpa de fruta, do Sítio São João, em Pombal; e do Sítio Fechado, distrito de Santa Gertrudes, município de Patos; alho, produzido no distrito de Ribeira, em Cabaceiras; pimenta, alface e outras hortaliças produzidos em sistema de hidroponia, do Projeto Uruçú, desenvolvido na zona rural de São João do Cariri, e frutas e hortaliças orgânicas do Pivas - Produtores Irrigados das Várzeas de Sousa, além de doces caseiros e do artesanato regional, que valorizam as raízes e o trabalho manual das mulheres do Semiárido paraibano. O Showroom Agro é uma das iniciativas que comporão do Citta.

Citta

Localizado em uma área diferenciada da cidade - na qual se encontram instaladas as universidades UFCG e a UEPB, a Escola Técnica Redentorista de Eletroeletrônica, a Fundação PaqTcPB, a FAPESQ, o Centro Tecnológico do Couro e Calçado (CTCC) do SENAI, um Hospital Fundação, e empresas de base tecnológica - o empreendimento se configura como um instrumento inovador de extrema importância para a promoção da sinergia entre a Paraíba e Nordeste.

Criado com a missão de promover a inovação na Paraíba e no Nordeste, o CITTA atuará com a oferta de serviços inteligentes e autossustentáveis.

Empresas beneficiadas

O Centro de Inovação abrigará dois tipos de empresas: empresas com linhas de produção e empresas com ênfase em pesquisa e desenvolvimento. Em função disso, os empreendimentos instalados no local poderão contar com galpões para manufatura, inclusive logística de armazenamento, conexão com portos - inclusive com portos secos - e com novos mercados, além de outras facilidades como a pavimentação digital de Campina Grande.

Ambientes inteligentes

Em sintonia com as atuais tendências mundiais de ambientes de trabalho e novas formas de organização e comunicação, o centro de inovação responde às novas exigências do mercado com soluções inovadoras e criativas.

O projeto possui ampla área para estacionamento, áreas verdes permeáveis; espaço para eventos, auditório completamente montado, salas de reuniões, vídeo conferência, acesso para portadores de necessidades especiais; docas para carga e descarga e área de convivência.

Ambiente de trabalho inteligente, tecnologias avançadas, arquitetura moderna, alta conectividade, mais conforto e segurança. Estes são os principais atrativos do Centro de Inovação e Tecnologia Telmo Araújo.

Projetado para dar conforto e praticidade às empresas, o empreendimento vai dispor de conectividade com acesso banda larga 24h, através de rede de fibra ótica e uma moderna central telefônica com serviço voip.

Atuação

O CITTA irá atuar de forma cooperativa com as empresas consorciadas e demais organizações do Nordeste formando parcerias, inclusive para captação de recursos à região. Com tal posicionamento estratégico, as ações integradoras e articuladas do CITTA irão viabilizar uma melhor captação de oportunidades, ensejadas pela lei de inovação, lei do bem e demais instrumentos de apoio às inovações tecnológicas.

Sua atuação terá um impacto direto no planejamento, na estruturação, na implantação, na implementação e na gestão de um ecossistema de negócios através da interação e cooperação entre universidades, empresas públicas ou privadas, organizações não governamentais e governamentais, institutos de pesquisa, incubadoras de empresas e agentes de financiamento de projetos de base tecnológica.

Ascom Peasa/UFCG com informações do PaqTc

Data: 10/10/2013